Os Minicursos são uma oportunidade objetiva e prática de aprofundamento em determinado tema ou ferramenta de gestão.
Todos os minicursos possuem vagas limitadas.
Estão aptos a se inscrever nos minicursos apenas os participantes com inscrição confirmada no evento.
Para garantir sua vaga acesse http://www.abepro.org.br, pelo Acesso Direto entre no link Inscrição Minicurso.
O participante poderá escolher até três minicursos, consequentemente, um minicurso por dia.
Após o evento será disponibilizado para download o certificado de participação no Minicurso.
Para os participantes inscritos em minicurso(s) não será permitido a troca de temas, nem a devolução do pagamento efetuado.
- INFORMAÇÕES SOBRE OS MINICURSOS - ENEGEP 2012 -
Informamos que as inscrições via internet e pagamentos antecipados dos Minicursos serão aceitos até 05/10/2012 às 22hs.
Importante: Todas as vagas reservadas sem o efetivo registro do pagamento serão automaticamente canceladas após 05/10/2012, posterior a esta data, somente no dia do evento.
Os minicursos (MC) são atividades complementares a programação do Encontro Nacional de Engenharia de Produção.
Dia: 16/10
MC 1 - "Introdução à Simulação com Simio"
Facilitadora: Natalia Storace
Nº de vagas: 25
*O Minicurso será realizado na UCS - Campus Bento Gonçalves
MC 2 - "Capacitação em Liderança e Sustentabilidade"
Facilitadores: Mário Fernando Mello / Fábio Redin do Nascimento
Nº de vagas: 30
MC 3 - "Introdução à gestão da qualidade: bases para competitividade"
Facilitador: Otávio José de Oliveira
Nº de vagas: 30
MC 4 - "Data Envelopment Analysis: uma ferramenta para analise de decisão"
Facilitadora: Mariana Almeida
Nº de vagas: 30
MC 5 - "Modelagem, análise e desenho de processos de negócio utilizando a notação BPMN"
Facilitador: Maurício Bitencourt
Nº de vagas: 30
Dia: 17/10
MC 6 - "Simulação de eventos discretos utilizando o ProModel"
Facilitadora: Marcela Marin
Nº de vagas: 25
*O Minicurso será realizado na UCS - Campus Bento Gonçalves
MC 7 - "Oficina de Criação de Negócios Sustentáveis"
Facilitador: Cid Alledi
Nº de vagas: 30
MC 8 - "Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta)"
Facilitador: Luciano Neves
Nº de vagas: 30
MC 9 - "Introdução à Simulação com Arena"
Facilitadora: Natalia Storace
Nº de vagas: 25
*O Minicurso será realizado na UCS - Campus Bento Gonçalves
MC 10 - "Desvendando o MS Project 2010 no gerenciamento de projetos"
Facilitador: Maurício Bernardes
Nº de vagas: 25
*O Minicurso será realizado na UCS - Campus Bento Gonçalves
MC 11 - "Ferramenta - Software de Gestão aplicado à Gestão da Produção"
Facilitador: Roberto Migliavacca
Nº de vagas: 30
Dia: 18/10
MC 12 - "Lean Manufacturing - Produção Empurrada e Produção Puxada"
Facilitador: Gibrail Soares
Nº de vagas: 30
MC 13 - "Mapeamento de Fluxo de Valor - Aspectos Críticos para o Sucesso"
Facilitador: Flávio Haussen
Nº de vagas: 30
MC 14 - "Controle Estatístico do Processo"
Facilitador: Cleberson Morocini
Nº de vagas: 30
MC 15 - "As Vantagens do uso do Método e Análise de Solução de Problemas - MASP na gestão da empresa"
Facilitador: Luiz Eduardo Mutzberg
Nº de vagas: 30
**Observação: Os minicursos realizados na UCS - Campus Bento Gonçalves terão transporte cedido pelo evento.
Detalhamentos dos Minicursos
MC 1
TEMA: Introdução à Simulação com Simio
Facilitadora: Natalia Storace
EMENTA:
O crescimento com relação ao uso de Simulação deve-se principalmente a facilidade do uso, sofisticação dos ambientes e desenvolvimento de modelos computacionais. Esse crescimento é prova do quão importante e reconhecido esta se tornando o modelo de simulação para as empresas e indústrias nacionais e internacionais como forma de economizar recursos e prever problemas.
Através do Software de Simulação SIMIO, serão referenciadas algumas práticas de uso em um treinamento introdutório da ferramenta, onde serão abordados assuntos como introdução à simualção, análise de dados, conceitos de simulação, algumas ferramentas específicas do Simio e outros.
MINI-CURRICULO:
Engenheira de Produção Mecânica, formada pela Escola de Engenharia Mauá em São Caetano do Sul - SP. Atua na área comercial da empresa Paragon, em constante contato com o cliente das mais diversas áreas de atuação, em especial logística e manufatura.
MC 2
TEMA: Capacitação em Liderança e Sustentabilidade
Facilitadores: Mário Fernando Mello / Fábio Redin do Nascimento
EMENTA:
A capacitação "Liderança e Sustentabilidade" apresenta abordagens teóricas sobre o tema entremeadas por dinâmicas oportunizando aos participantes uma visão compartilhada sobre o tema e também a construção de seus próprios conceitos para adequação ao ambiente organizacional no qual estão inseridos.
A programação básica traz:
Conceitos, definições e terminologias;
Evolução da Sustentabilidade
Importância dos conceitos de Sustentabilidade nas organizações
Estilos de Liderança (diretivo, de apoio, participativo e orientado para a realização);
Conceitos de Liderança Sustentável - "Leadership Sustainability;
Trabalho em equipe;
A coragem de enxergar a realidade e agir sobre ela;
MINI-CURRICULO:
Mario Fernando Mello
Consultor Associado da MADRE CONSULTORIA. Graduação em Engenharia Mecânica, Graduação em Ciências Contábeis, Especialista em Finanças pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Mestrando em Engenharia de Produção pela UFSM.
Professor do Centro de Ensino Empresarial da Fundação Getúlio Vargas -FGV Santa Maria no curso de Pós-graduação em Administração. Professor da ULBRA no Curso de Engenharia de Produção. Participa de pesquisas nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social. Mais de 15 anos de experiência na implantação de programas de qualidade, planejamento estratégico e gestão de custos em organizações. Chefiou áreas de Recursos Humanos, Gerência de Processos, Gerência de Logística, Gerência de Padrões, Planejamento e Controladoria por mais de 25 anos em organização financeira nacional de grande porte. Mais de 15 anos de experiência na implantação de programas de desenvolvimento de Lideranças e de Excelência no Desempenho de Gestão. Detentor do título de "Comendador" do Estado do Tocantins por relevantes serviços prestados àquele Estado.
Fábio Redin do Nascimento
Diretor da MADRE CONSULTORIA, mestrando em Engenharia de Produção pela universidade federal de Santa Maria - UFSM - Especialista em Engenharia Automotiva com enfase em Produção - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Regional Integrada/Produttare - URI - Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atuou também como consultor pela Produttare Associados atuando no aumento dos resultados econômicos de pequenas, médias e grandes companhias utilizando de métodos baseados no TPS - Toyota Production System e técnicas da Teoria das Restrições - TOC - Theory of Constraints. Atualmente é coordenador/professor do curso superior de graduação em engenharia de produção da universidade luterana do Brasil - ULBRA campus Carazinho o qual também é fundador participando como membro do Comitê Gestor Acadêmico da Universidade. Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Administração, Design e Engenharia. Também atua como instrutor do SEST SENAT na unidade de Carazinho promovendo cursos e seminários nas áreas de produção enxuta, endomarketing e logística. Empresário, Pesquisador e multiplicador das técnicas do TPS - Toyota Production System dentro das organizações bem como nas instituições de ensino superior.
MC 3
TEMA: Introdução à gestão da qualidade: bases para competitividade
Facilitador: Otávio José de Oliveira
EMENTA:
Objetivo: O principal objetivo do mini curso é apresentar os conceitos básicos da gestão da qualidade, aplicáveis tanto ao ambiente de manufatura como de serviços, e esclarecer de que forma sua utilização pode gerar vantagem competitiva para as organizações.
Conteúdo:
- Princípios da qualidade
- Melhoria contínua
- Qualidade em serviços
- Ferramentas da qualidade
- ISO 9001
MINI-CURRICULO:
- Professor Livre Docente em Engenharia de Produção, Doutor em Engenharia de Construção Civil, Mestre em Administração e Graduado em Engenharia Civil.
- Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.
- Professor Adjunto (Associate Professor) da UNESP - Universidade Estadual Paulista.
- Autor e organizador de diversos livros, artigos nacionais e internacionais e coordenador de diversos projetos com auxílio de agências de fomento na área de gestão da qualidade, sistemas certificáveis de gestão e competitividade.
MC 4
TEMA: Data Envelopment Analysis: uma ferramenta para analise de decisão
Facilitadora: Mariana Almeida
EMENTA:
1. INTRODUÇÃO
a. Sistemas produtivos
b. Competitividade
c. Benckmarking
d. Eficiência
e. Produtividade
f. Métodos para avaliação de eficiência
2. ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
a. Conceitos gerais sobre DEA
b. Desenvolvendo o método
i. Determinação do número de DMU's
ii. Método de seleção de variáveis
iii. Modelos matemáticos
1. Modelos clássicos
a. Modelo CCR
b. Modelo BCC
2. Evolução dos modelos
a. Modelo de Super-eficiência
b. Cross-Eficiência
c. Modelagem Dinâmica
d. Modelos de Rede
3. ESTUDOS DE CASO
a. Caso: Aeroportos internacionais
b. Caso: Pequenas empresas de base tecnológica
c. Caso: Operadores logísticos
d. Caso: Eficiência de portfólios
PARTE PRÁTICA
1. Aprendendo a usar a técnica
a. DEA no Excel Solver
b. DEA no Software Frontier
MINI-CURRICULO:
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (2007), na Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (2010), na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenadora do curso de pós-graduação em Engenharia de Produção. professora adjunta com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no departamento de Engenharia de Produção. Tem experiência e publicações na área de Engenharia de Produção, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Data Envelopment Analysis (DEA), Indice Malmquist, Portfolios, Inovação tecnológica, Pequena empresa, Programas governamentais, Projetos de investimentos, Economia e custos industriais/ governamentais
MC 5
TEMA: Modelagem, análise e desenho de processos de negócio utilizando a notação BPMN
Facilitador: Maurício Bitencourt
EMENTA:
Objetivos:
Formar profissionais capazes de diagnosticar e aperfeiçoar processos de negócio. Capacitar os participantes a desenhar processos de negócio utilizando a notação BPMN 2.0 (Business Process Model and Notation). Apresentar uma metodologia, técnicas, ferramentas e melhores práticas necessárias ao sucesso de projetos de melhoria de processos de negócio.
Benefícios:
Incrementar o desempenho da organização. Aumentar o sucesso de projetos de melhorias de processo. Desenvolver modelos que comuniquem melhor como é executado o trabalho na organização em diferentes níveis hierárquicos. Obter sucesso ao prover melhorias de desempenho visíveis. Contribuir substancialmente na manutenção da conformidade da organização em relação a demandas regulatórias. Responder às demandas de mercado mais rapidamente. Conhecer um método eficaz de melhoria de processos que se ajusta a organizações de diferentes tamanhos e segmentos de mercado. Adquirir conceitos independentes de ferramentas de modelagem com a portabilidade dos diagramas na notação BPMN 2.0 que permite sua leitura em diversas ferramentas.
Conteúdo Programático:
Estabelecendo o Contexto para o Início da Modelagem
Introdução à disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM)
Conceito e exemplos de processos de negócio
Vínculo entre a estratégia e os processos
Tipos de processos e seus desdobramentos
Conceitos básicos sobre Arquitetura de Processos de Negócio
Mapeamento de interações com os grupos de interessados
Identificando os processos de negócio
Compreendendo a Situação Atual (AS-IS)
Confirmando escopo do processo
Regras do negócio e Business Rules Engine (BRE)
Processos relacionados de Suporte e de Gerenciamento
Planejando o Projeto de Melhoria de Processo de Negócio
Notação BPMN
Elementos da notação BPMN
Participantes do processo
Interações e operações
Correlação, mensagens e fluxo de dados
Tarefas, atividades e subprocessos
Loop: While X Repeat Until
For Each: sequencial X paralelo
Eventos de início, intermediários e de finalização
Conectores de fluxo de execução
Desvios de fluxo: exclusivo, inclusivo, paralelo e complexo
Piscinas e raias, transições e mensagens
Tratamento de exceções
Transações e compensações
Novidades da versão BPMN 2.0
Melhores práticas para modelagem de processos com BPMN
Análise do fluxo de valor.
Como evitar erros comuns em modelos de processos
Medindo desempenho e estabelecendo metas de desempenho (KPIs)
Reduzindo e eliminando tarefas que não agregam valor
Estabelecendo Acordos de Níveis de Serviço (SLAs)
Identificando e eliminando gargalos e handoffs (passagens de controle)
Identificando lacunas entre estado atual e desempenho desejado
Determinando as causas-raiz de ineficiências do processo
Implementando ganhos rápidos
Redesenhando o Processo
Alternativas de melhoria
Priorizando as oportunidades de melhoria TO-BE
Demonstrando e validando o valor do novo processo
Planejando a Implementação e a Implantação (entrada em operação)
Plano de Implementação
Piloto, cenários, testes
Preparação para a automação dos processos de negócio
Plano de Implantação
Gestão da Mudança
Apresentação de um caso prático desde a modelagem até a execução do processo automatizado.
MINI-CURRICULO:
Administrador de Empresas pela PUCRS, Project Management Professional (PMP) certificado pelo PMI e Certified usiness Process Professional (CBPP®) certificado pela ABPMP International. Trabalha há mais de 20 anos nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial. Sócio-diretor da Projeler, Vice-Presidente e um dos fundadores do capítulo brasileiro da ABPMP.org - Association of Business Process Management Professionals. Desde 2005 já capacitou mais de 3 mil gestores e analistas de processos na notação BPMN e áreas de conhecimento do CBOK®. Voluntário da revisão e tradução da versão 2.0 do CBOK® (Corpo Comum de Conhecimento em BPM) da ABPMP para a língua portuguesa. Professor da Especialização em Gestão por Processos de Negócios da Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC. Instrutor do ABPMP Boot Camp & CBPP Exam. Instrutor dos Cursos de Formação de Gestores de Processos (CFGP) da ABPMP, BPM Roadmap, Gauss, Innovo, Plano e Otimiza.
Dia: 17/10
MC 6
TEMA: Simulação de eventos discretos utilizando o ProModel
Facilitadora: Marcela Marin
EMENTA:
Introdução à simulação:
Metodologia / etapas de um projeto de simulação
Pontos-chave para um projeto de simulação bem sucedido
Técnicas de modelagem / simulação
Criação dos elementos básicos: locais / entidades / processos / chegadas
Elementos auxiliares de modelagem: variáveis / atributos / etc.
Construtor de lógicas / linguagem de programação
Aspectos gráficos: importação de desenhos CAD / editor gráfico
Aspectos estatísticos
Software para ajuste de curvas / tratamento dos dados de entrada
Replicações / resultados / intervalos de confiança
Análise dos resultados
Interpretação dos relatórios e gráficos gerados
MINI-CURRICULO:
Formação em Engenharia de Produção com ênfase em Sustentabilidade pela UFSCar campus Sorocaba. Trabalhou na área de manufatura da Dana Indústria Ltda. Experiência em projetos de layout, movimentação de materiais e de qualidade. Autora de vários artigos científicos relacionado a planejamento de mão-de-obra e atua como consultora da Belge.
MC 7
TEMA: Oficina de Criação de Negócios Sustentáveis
Facilitador: Cid Alledi
EMENTA:
Metodologia baseada nos "Passos Caórdicos"
Requer participação anterior na palestra "Gestão, Produção e Sustentabilidade"
Os modelos de sustentabilidade
O novo cenário de negócios e a nova moeda da sustentabilidade
Controle x gestão caórdica: Os "passos caórdicos"
A criação do nome e a determinação do tipo ou ramo de atividade
Negócios baseados em propósito e valores (metodologia PAPACSS)
Atuação ambiental, social e econômico-financeira
Parcerias e públicos de relacionamentos
Credibilidade da organização
MINI-CURRICULO:
Professor nos cursos de pós-graduação da UFRJ e da UNICAMP e em organizações como Uniethos e IBP, dentre outras. Sócio-gerente da Núcleo É%tico, empresa de consultoria nas Áreas de Ética, diálogo, transparência, responsabilidade social e sustentabilidade
MC 8
TEMA: Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta)
Facilitador: Luciano Neves
EMENTA:
O Minicurso de Lean da Voitto engloba diversas ferramentas de produtividade como, TPM (Manutenção Produtiva Total), SMED (troca rápida de ferramentas), 5S, Kaizen, entre outras. De forma com que os participantes conheçam de forma superficial metodologia e entendam alguns benefícios de sua aplicação.
MINI-CURRICULO:
Administrador de Empresas com especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pela UFJF. Possui mais de 12 anos de experiência em montadora de automóveis na qual atuou como coordenador da implantação e auditoria do sistema de produção da unidade de juiz de Fora, auditor interno de ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e coordenador do projeto de melhoria continua Kaizen. Atualmente trabalha na área acadêmica ministrando as matérias de Estatística Aplicada, Gestão da Qualidade e Processo de Montagem Final.
MC 9
TEMA: Introdução à Simulação com Arena
Facilitadora: Natalia Storace
EMENTA:
O crescimento com relação ao uso de Simulação deve-se principalmente a facilidade do uso, sofisticação dos ambientes e desenvolvimento de modelos computacionais. Esse crescimento é prova do quão importante e reconhecido esta se tornando o modelo de simulação para as empresas e indústrias nacionais e internacionais como forma de economizar recursos e prever problemas.
Aprenda a aplicar no seu dia a dia a técnica de apoio à decisão mais sofisticada da atualidade, com a ferramenta líder de mercado no Brasil e no Mundo: o Arena. Neste curso, você aprenderá a representar os detalhes do seu processo em um modelo de simulação. Conhecerá as técnicas de análise de dados para determinação do comportamento real do sistema, e realizará experimentos práticos com base em situações gerais de tomada de decisão.
MINI-CURRICULO:
Engenheira de Produção Mecânica, formada pela Escola de Engenharia Mauá em São Caetano do Sul - SP. Atua na área comercial da empresa Paragon, em constante contato com o cliente das mais diversas áreas de atuação, em especial logística e manufatura.
MC 10
TEMA: Desvendando o MS Project 2010 no gerenciamento de projetos
Facilitador: Maurício Bernardes
EMENTA:
Potencialidades do Project. Interface do Project. Calendários. Informação sobre o projeto. Planejamento e controle. Linha de base. Recursos e pool de recursos. Apresentação de planos e relatórios.
MINI-CURRICULO:
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1993). Este curso está entre os melhores cursos de Engenharia Civil do País, sendo considerado o melhor curso na região Nordeste do Brasil (9o melhor curso do Brasil segundo o INEP). Tem também mestrado (1996) e doutorado (2001) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esses cursos atingiram nota máxima da CAPES em excelência em pesquisa na Engenharia Civil, sendo reconhecidos como Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Brasil com inserção internacional e um dos três melhores do País nessa área. Maurício Moreira e Silva Bernardes também possui pós-doutorado em Design Management pelo Institute of Design/Illinois Institute of Technology (2012, Chicago/EUA). Professor colaborador da FGV desde 2008, atua também como professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Núcleo de Desenvolvimento de Produtos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (www.ndp.ufrgs.br), é vice-coordenador do Portal ARAMIS (www.aramis.ufrgs.br) e consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas e do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Planejamento da Produção, Gestão de Projetos, Gestão de Design e vem atuando principalmente nos seguintes temas: lean construction, gestão de projetos, jogos empresariais (possui patente nacional de jogo de tabuleiro nessa área), gestão de design, planejamento e controle da produção e sistema de informações. Maurício Bernardes também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS, responsável pela área de Gestão de Projetos e Design Estratégico. Professor colaborador da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Tem ministrado diversos cursos e palestras na área de planejamento e controle de obras e gestão de projetos no Brasil. Possui mais de cinquenta artigos publicados em congressos e periódicos. Autor dos livros "Planejamento e Controle da Produção para Empresas de Construção Civil" da Editora LTC, do Rio de Janeiro, "Microsoft Project 2007 - Gestão e Desenvolvimento de Projetos" e "Microsoft Project 2010 - Gestão e Desenvolvimento de Projetos", estes dois últimos publicados pela Editora Érica de São Paulo. Realizou diversos trabalhos de consultoria na área de planejamento de obras em diversas empresas construtoras do Brasil.
MC 11
TEMA: Ferramenta - Software de Gestão aplicado à Gestão da Produção
Facilitador: Roberto Migliavacca
EMENTA:
Apresentação do software desenvolvido para atendimento às necessidades da indústria.
Neste Mini Curso iremos mostrar as funcionalidades aplicadas ao dia a dia das empresas que atuam no segmento da indústria.
Aspectos que serão desenvolvidos:
Cadastramento da Engenharia.
Configurador de Produto.
Controle de Estoques
Gestão de Custos.
Gestão das Compras.
Programação da Produção.
Controle da Produção.
Rastreabilidade de Produto e Processo.
Funcionalidades específicas para a Indústria Química.
Integração com as áreas Comercial, Financeira, Fiscal e Força de Vendas da empresa.
Business Intelligence Aplicado aos processos da produção.
MINI-CURRICULO:
Diretor de Operações da Promob Software Solution.
Estudou no Curso Sistemas de Informação na Unisinos de São Leopoldo.
Fundou em 1993 a empresa MCM Informática com o objetivo de atender empresas do segmento da indústria com software de gestão de processos.
Em 2012 realizou a fusão da MCM Informática com a Promob Software Solution tornando-se a maior empresa da América Latina a atender o vertical moveleiro com uma solução única.
Responde pelas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Suporte do sistema de Gestão.
Dia: 18/10
MC 12
TEMA: Lean Manufacturing - Produção Empurrada e Produção Puxada
Facilitador: Gibrail Soares
EMENTA:
Propiciar aos participantes a vivência dos conceitos e ferramentas do Sistema Lean de produção a partir da simulação de uma linha de produção com praticas do Sistema Ford de Produção e do Sistema Toyota de Produção. Além de simular as situações, os participantes observarão, calcularão resultados e proporão melhorias nos processos.
Coteudo:
- O Sistema Ford de Produção e o Sistema Toyota de Produção;
- As sete perdas;
- Just in Time;
- Takt Time;
- Empurrar ou puxar a produção;
- Layout lean;
- Balanceamento de Células de Produção;
- Cálculo da mão de obra;
- Ferramentas de Melhoria Contínua;
- Exercicio Pratico;
- Avaliação final.
MINI-CURRICULO:
Formado em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo - Campus São Bernardo do Campo em 2007. Experiência em coordenação e supervisão em Melhoria Contínua com a aplicação da ferramenta do Kaizen, Lean Manufacturing, Ferramentas Básicas de Análise e Solução de Problemas, implantação do Programa Cinco SS, Programa Idéias e Promecon - Programa de Melhoria Contínua.
Formação em coordenador Kaizen pela TBM-Consulting Group, empresa de renome internacional e nacional na área de Melhoria Contínua com a aplicação da ferramenta do Kaizen.
Atuação em empresas como AGCO do Brasil, MWM International Motores, Iochpe Maxion, Arteb-Sistemas de Iluminação e Ficosa do Brasil. Estas duas últimas, localizadas na grande São Paulo onde atuei por um período de aproximadamente quatro anos.
Implantação na Maxion Motores da orientação para qualidade e a formação dos respectivos orientadores da qualidade com o objetivo de realizarem treinamentos On The Job nas linhas de montagem de produtos para clientes como Ford, GM, AGCO e Caterpillar. Viabilizando com esta pratica localizada a redução de reclamações dos clientes e substancial melhoria da qualidade de acordo com os requisitos destes clientes.
Preparação e formação de multiplicadores Kaizen, implantação e condução do programa Kaizen nas unidades de Canoas, Córdoba (ARG) e São Bernardo do Campo (SP) e suporte em suas práticas na MWM International Motores e também implantação na Arteb Sistemas de Iluminação onde obtivemos recuperação de margem de alguns produtos de 15% e condução de mais de 400 eventos de Kaizen nestas empresas.
Experiência internacional em Barcelona - Espanha, onde fui por três vezes em 2008 para participar de curso de formação em Lean Manufacturing Leader e trocar experiências com demais colegas da Espanha, Portugal e México, bem como visitar empresas do grupo Ficosa International e suas práticas Lean.
Melhor resultado em 2008, na auditoria corporativa da Ficosa International dentre suas 18 unidades no mundo em seu Sistema Lean Manufacturing (ACE - Avançar com Êxito), composto por 22 pilares.
Obtenção de ganhos significativos de qualidade ( 15%), produtividade ( 20%), segurança, melhorias do ambiente de trabalho, redução de área ( de 1.000m2), otimização de fluxos e mão de obra, balanceamento de linhas, adequação de lay out, melhorias de máquinas e equipamentos; com a aplicação da ferramenta Kaizen e dos conceitos do Programa Cinco SS. Revisão e adequação do Programa TPM na MWM International Motores, desde procedimentos, fases, auditorias e gestão visual do mesmo.
Participação na implantação do Programa Cinco SS e treinamento dos colaboradores na MWM International Motores, Singel, Industec, Delphi no complexo da GM. Re-implantação do programa Cinco SS na Ficosa do Brasil, treinamento dos colaboradores e formação de auditores.
Atuação como líder de lançamento de novos projetos, realizando a interface entre engenharia e manufatura na verificação das condições, prazos e instalações dos meios de produção com vistas a atender os volumes projetados e com a qualidade definida.
Experiência em implantação e gestão de Programa de Responsabilidade Social - Escola Formare mantida pela Fundação Iochpe e educador voluntário por mais de sete anos.
Em 2010 Pós Graduado em Lean Manufacturing pela ESADE - Escola Superior de Adminstração, Direito e Engenharia no Campus Cidade Baixa Porto Alegre. Atualmente prestando serviço de assessoria e programas de formação dentro do Sistema Lean de Manufatura as empresas: Grupo Bettanin Industrial em Esteio, Rotoplastyc em Carazinho, RGA - Máquinas e Equipamentos Especiais em Sapucaia do Sul e em parceria com a Exithum Consultoria as empresas Comil de Erechim, AGCO do Brasil de Canoas/Santa Rosa e Kepler Weber de Panambi.
MC 13
TEMA: Mapeamento de Fluxo de Valor - Aspectos Críticos para o Sucesso
Facilitador: Flávio Haussen
EMENTA:
Evolução dos sistemas de manufatura
Industrialização no Brasil
Manufatura enxuta
Fluxo de valor
Mapeamento da Cadeia de Valor
Estado atual
Fluxo de valor enxuto
Definição do Estado futuro
Cuidados na implantação do estado futuro
MINI-CURRICULO:
Engenheiro mecânico - UFRGS. Diretor da FHAE, Coordenador do Comitê de Lean Manufacturing do IGEA/FIERGS, exerceu cargo de gerencia e diretoria em empresas com Albarus/DANA, Racine/Parker, DHB e Agrale.
MC 14
TEMA: Controle Estatístico do Processo
Facilitador: Cleberson Morocini
EMENTA:
O que é CEP
Detecção e Prevenção
Histograma e Distribuição Normal
Causas Comuns e Especiais de Variação
Conceitos Básicos
Cartas de Controle
Capacidade do Processo
Análise de Caso
MINI-CURRICULO:
Técnico Mecânico Industrial, Bacharel em Administração de Empresas em Comércio Exterior e MBA em Gestão de Negócios Internacionais e Comércio Exterior.
Formação profissional de 8 anos em Engenharia da Qualidade, 7 anos em Processos de Manufatura e 10 anos como Consultor de Empresas.
Mais de vinte anos de experiência em indústria metalúrgica, em manutenção, estamparia, solda, forjaria, usinagem e montagem, de máquina agrícola e automotiva.
Participou no desenvolvimento e implantação de linhas de montagem de máquinas agrícolas e motores diesel, no exterior e Brasil.
Implementou e coordenou o MSA, CEP e FMEA de Processo; desenvolveu PPAP de produtos novos e participou no desenvolvimento do APQP para linhas de usinagem e montagem de motores, fornecidos para FORD, GM, CATERPILLAR, MERCEDES-BENZ, AGCO, LAND ROVER e NAVISTAR.
Consultor em Certificação de empresas no RS e SC, em ISO e QS 9000.
MC 15
TEMA: As Vantagens do uso do Método e Análise de Solução de Problemas - MASP na gestão da empresa
Facilitador: Luiz Eduardo Mutzberg
EMENTA:
Os 7 desperdícios,itens de controle e itens de verificação, conceito de problema e não conformidade, controle do processo, o ciclo PDCA, as ferramentas básicas da qualidade, metodologia e análise de solução de problemas, metodologia para identificação, análise e solução de problemas.
MINI-CURRICULO:
Formação em Engenharia Mecânica, Diretor Executivo da Exithum Desenvolvimento de Seres Humanos, atuando a 18 anos em projetos de assessoria e gestão industrial, em empresas como Siderúrgica Riograndense, AGCO, Lear do Brasil, Continental do Brasil, Comil ônibus, Kepler Weber, Cemar Legrand, Progás Braesi, Invensys, Forjas taurus, GKN entre outras. Gestor do curso de pós graduação em Tecnologia Lean da Produção, num projeto conjunto entre a sua empresa Exithum e a Faculdade tecnodohms. Na sua trajetória profissional durante 16 anos atuou nas seguintes empresas, Bausch Lomb, Siderúrgica Riograndense, AGCO (na época Maxion), Alpargatas ente outras