|   

 

   - APOIO -
   - REALIZAÇÃO -
   . ORGANIZAÇÃO LOCAL .
   AGÊNCIA OFICIAL

Sessões Dirigidas

TRABALHOS APROVADOS PARA AS SESSÕES DIRIGIDAS

SD01

SD 1 -SERVITIZAÇÃO E PRODUTIZAÇÃO E PRODUCT SERVICE SYSTEM (PSS): ESTRATÉGIA INOVADORA DE NEGÓCIO 

                Coordenadora: Márcia Elisa Echeveste (UFRGS)
Relator: Edson Paladini (UFSC)

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE VALOR E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE NEGÓCIO: UM ESTUDO PRELIMINAR

Amanda Sória Buss

PPGEP/UFRGS

Istefani Carísio de Paula

PPGEP/UFRGS

FRAMEWORK CONCEITUAL PARA PSS

Ana Paula B. Barquet - EESC - USP

Henrique Rozenfeld - EESC - USP

PRODUTOS INTEGRADOS, PROCESSOS DIFERENTES:

REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA TEORIA DOS SISTEMAS PRODUTO-SERVIÇO

Luciano Costa Santos - UFPB

Cláudia Fabiana Gohr - UFPB

SERVITIZAÇÃO COMO UMA NOVA ESTRATÉGIA NA MANUFATURA: CONCEITOS, FATORES CONDICIONANTES E LACUNAS DE PESQUISA

 

Diego Bolsi Martins

PPGEP/UFRGS

 

 

Márcia Elisa Soares Echeveste PPGEP/UFRGS

 

 

Patrícia Flores Magnago

PPGEP/UFRGS

 

 

SOLUÇÕES PRODUTO-SERVIÇO: UM ESTUDO SOBRE A ORIENTAÇÃO DE USO DO PRODUTO E A IMPORTÂNCIA RELATIVA DO SERVIÇO

 

Veridiana Rotondaro Pereira - USP

Marly Monteiro de Carvalho - USP

Roberto Gilioli Rotondaro - USP

 

SD02

SD 2 - ECO-INOVAÇÃO, FATOR DE SUCESSO PARA AS EMPRESAS SUSTENTÁVEIS

Coordenador: Guilherme Petry Breier (UniRitter)
Relatora: Lia Buarque de Macedo Guimarães (UFRGS)

UMA SISTEMÁTICA PARA O REDESIGN DE PRODUTOS REMANUFATURÁVEIS: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

E AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE

Claudete Barbosa Ruschival - UFAM

Fernando Antonio Forcellini - UFSC

Sheila Cordeiro Mota - UFAM

 

ECO-INOVAÇÃO E A ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

 

Wladmir Henriques Motta - SENAI -CETIQT

 

CO-CRIAÇÃO DE VALOR: ECO-INOVAÇÃO COMO MODELO DE VANTAGEM COMPETITIVA

 

Eduardo Miguel Talmasky - UDESC

Pio Campos Filho - UDESC

PRÁTICAS AMBIENTAIS DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE CONTRIBUEM PARA A ECOINOVAÇÃO

 

Maria Auxiliadora Cannarozzo Tinoco - UFRGS

Camila Duarte Teles - UFRGS

José Luis Duarte Ribeiro - UFRGS

Karina Rossini - UFRGS

Carla Schwengber ten Caten - UFRGS

MÉTODOS PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA SÍNTESE DIFERENCIAL DAS FINALIDADES E CARACTERÍSTICAS.

Carlos Fernando Jung - FACCAT

Carla Schwengber ten Caten - UFRGS

 


 

 

 

SD03

SD 3 - EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: POTENCIALIDADES E AÇÕES

Coordenadora: Sandra Rufino (UFOP)
 Relatora: Ciliana Regina Colombo (UFRN)

 

AÇÕES VOLTADAS À ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS

NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL - RS - BRASIL

Liane Mahlmann Kipper- UNISC

Flávio Thier - UNISC

Jorge André Ribas Moraes - UNISC

Maurício Zart Arend - UNISC

EXTENSÃO E ENGENHARIA DE SOLIDARIEDADE TÉCNICA: "CABEÇA BEM-FEITA"

Heloisa Helena Albuquerque Borges Quaresma Gonçalves - UNIRIO

 

EXTENSÃO NA UNIVERSITÁRIA NA BAIXADA FLUMINENSE: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E INTENÇÕES DO NETS - NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIAS SOCIAIS DO CEFET/RJ UNIDADE NOVA IGUAÇU

Fernando Oliveira de Araújo - UFF

 

Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira - CEFET

 

INTEGRAÇÃO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

Maurício César Delamaro - UNESP

Arminda Eugenia Marques Campos - UNESP

PROJETO MULHERES DA TERRA: RESULTADOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS E ACADÊMICAS

Ângela Maria Marx - UFRGS

Verônica Possebon Oldoni - UFRGS

Istefani Carísio de Paula - UFRGS

Júlio de Souza van der Linden - UFRGS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E AGROECOLOGIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS

 

Paulo José Adissi - UFPB

André Duarte Lucena - UFERSA

Mariana Moura Nóbrega - UFPB

Mariana Borba de Oliveira - UFPB

               

SD04

SD 4 - GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE NAS EMPRESAS

Coordenadora: Rejane Frozza (UNISC)
  Relatora: Daniela Duarte da Silva Bagatini (ESADE)

 

UM ESTUDO SOBRE FERRAMENTAS BASEADAS EM CONHECIMENTO PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO

Carine G. Webber - UCS

Tiago Zattera da Silveira - UCS

KNOW FLOWING: SOFTWARE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

Daila Elisa Dorfey - UNISC

Liane Mahlmann Kipper - UNISC

SISTEMA DE APOIO À DECISÃO COM O USO DA TÉCNICA DE RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS

Eduardo Urnau - UNISC

Liane Mahlmann Kipper - UNISC

SOCIALIZAÇÃO E MEMÓRIA ORGANIZACIONAL - PROCURANDO O ELO PERDIDO

José Manuel Cárdenas Medina - USP

Mauro de Mesquita Spinola - USP

UMA ANÁLISE SOBRE PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PRESENTES EM UMA EMPRESA DO SETOR CALÇADISTA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS GESTORES

Jacqueline Nunes Cavalcante - UFPB

Maria de Lourdes Barreto Gomes - UFPB

USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Alberto do Canto - UFRGS

 

Clicar nos títulos das SDs para acessar os respectivos resumos -

SD 1 -SERVITIZAÇÃO E PRODUTIZAÇÃO E PRODUCT SERVICE SYSTEM (PSS): ESTRATÉGIA INOVADORA DE NEGÓCIO
        
Coordenadora: Márcia Elisa Echeveste (UFRGS)
         Relator: Edson Paladini (UFSC)

SD 2 - ECO-INOVAÇÃO, FATOR DE SUCESSO PARA AS EMPRESAS SUSTENTÁVEIS
         Coordenador: Guilherme Petry Breier (UniRitter)
         Relatora: Lia Buarque de Macedo Guimarães (UFRGS)


SD 3 - EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: POTENCIALIDADES E AÇÕES
        
Coordenadora: Sandra Rufino (UFOP)
         Relatora: Ciliana Regina Colombo (UFRN)

SD 4 - GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE NAS EMPRESAS
        
Coordenadora: Rejane Frozza (UNISC)
         Relatora: Daniela Duarte da Silva Bagatini (ESADE)



O QUE SÃO AS SESSÕES DIRIGIDAS?

         A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP de apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional, que objetiva congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que se coadunam com o tema geral do evento.

         O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados à Engenharia de Produção, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.

         O resultado final desta atividade é publicado na forma de um livro multiautoral cujos capítulos representam a consolidação dos trabalhos apresentados e das discussões ocorridas em cada SD.

 

QUAL A COMPOSIÇÃO DA SD?

         Cada SD é composta por:

·       Um Coordenador e um Relator de Instituições distintas;

·       Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos na SD;

·       Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.

 

COMO SERÃO DEFINIDAS AS SDS?

         A proposta de SD deve ser submetida por um Coordenador e um Relator de Instituições distintas, contendo:

·       Título compatível com as áreas da Engenharia de Produção;

·       Resumo de 2 a 3 páginas com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados ou conclusões decorrentes da proposta e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;

·       Uma listagem de pelo menos 3 pesquisadores que não pertencem à IES do coordenador e do relator, que trabalham com a temática e que contribuiriam com o desenvolvimento da SD.

         Dentre as propostas apresentadas, serão escolhidas pela Comissão Organizadora até 6 (seis) para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, e que atendam aos requisitos deste Edital tendo ainda como critérios básicos:

·       A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;

·       Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;

·       As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;

·       As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão escolhidas.

         Ao elaborar a proposta de tema para SD, deve-se ter em mente o objetivo final que é o de constituir um capítulo de livro que possa efetivamente contribuir para a área escolhida.

 

QUAL O FORMATO DAS PROPOSTAS DE SDS?

         Formato A4 (2 a 3 páginas), margens 2,5 cm, Fonte Arial 11, espaço simples, com nome do Coordenador e Relator e respectivas filiações e endereços.

 

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CADA SD?

         Após aprovada a proposta de SD, é aberta chamada para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser enviados com a mesma formatação da proposta de SD contendo entre 4 e 5 páginas.

         Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Técnicas. Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Técnica e Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

         A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.

         A sessão só pode ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Uma sessão para se desenvolver deve ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.

 

COMO FUNCIONA A SD?

         Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:

·       A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;

·       A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.

         A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 10 minutos e não devendo ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões técnicas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SD.

 

O QUE SERÁ PUBLICADO?

         O resultado final de cada SD constitui-se em um capítulo de um livro que será editado após o evento. Os resumos dos proponentes e os trabalhos apresentados devem ser articulados de modo a constituírem um capítulo de livro. Esse capítulo é de autoria do Coordenador e do Relator em coautoria com os demais autores dos trabalhos apresentados.

         O capítulo, editado no formato livro definido pela Coordenação das SDs é composto por:

·       Páginas iniciais: com Titulo, Sumário e Autores;

·       Introdução: com objetivos, apresentação, contextualização e a articulação das diversas contribuições;

·       Desenvolvimento do capítulo: composto pelos trabalhos aprovados e apresentados na SD re-elaborados de modo a incorporar as contribuições ocorridas na sessão, se adequando ao restante do capítulo;

·       Bibliografia: relativa a todos os textos que compuserem o capítulo;

·       Relato da SD: composto de um relato sobre o desenvolvimento e as discussões ocorridas na SD, contendo a nominata dos presentes e suas respectivas instituições.

         Cada capítulo é constituído por pelo menos 5 autores, quais sejam: o coordenador e o relator e pelo menos mais 3 contribuições de autores distintos.

 

OBSERVAÇÕES:

         Os coordenadores, relatores e autores, deverão assinar documento cedendo os direitos sobre a publicação do livro das SDs para a ABEPRO. Esse documento de sessão de direitos deve ser entregue à ABEPRO até o dia 15 de outubro de 2012.

 

 

CALENDÁRIO

 

Prorrogado até 20 de julho: SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS DE SDs

E-mail para envio das Propostas: sessoesdirigidas@abepro.org.br

Assunto do e-mail: Propostas de Sessões Dirigidas

 

Prorrogado até 23 de julho: DIVULGAÇÃO DAS SDs APROVADAS

 

Prorrogado até 13 de agosto: SUBMISSÃO DE TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NAS SDs

E-mail para envio das Sessões Dirigidas: sessoesdirigidas@abepro.org.br

Assunto do e-mail: Submissão de Trabalhos - Sessões Dirigidas

 

Até 17 de agosto:

Divulgação do resultado dos trabalhos selecionados para serem apresentados em cada SD.

Início da interação dos Coordenadores e Relatores das SDs com os autores dos trabalhos aprovados com vistas à construção dos capítulos do livro.

 

Até 26 de agosto:

Prazo para coordenadores das SDs enviarem o resumo e os trabalhos aprovados para apresentação nas sessões para a Coordenação Geral das SDs.

 

Até 02 de setembro:

Prazo para a Coordenação Geral das SDs (ABEPRO) responder aos Coordenadores sobre a adequação de cada SD ao Edital e ao Evento.

Início da interação entre os Coordenadores de cada SD e os autores que tiveram trabalho aprovado com vista à organização do capítulo que será publicado no livro das SDs do ENEGEP

 

14 ou 15 de outubro:

Reunião dos coordenadores e relatores das SDs com a Coordenação Geral das SDs no ENEGEP.

 

15 a 18 de outubro:

ENEGEP: as SDs ocorrerão sempre no horário de 13 às 16 horas.

 

Até 15 de dezembro de 2012:

Os coordenadores devem enviar para a coordenação geral, a 1ª versão dos capítulos das SDs.

 

Até 15 de janeiro de 2013:

Retorno para os coordenadores dos capítulos para eventuais correções.

 

15 de fevereiro de 2013:

Último dia para os coordenadores enviarem a versão final dos capítulos da SDs. Os capítulos não enviados até esta data não irão compor o livro das SDs do ENEGEP.

 

 

Pagamento de taxas

·       Inscrição de SD e de trabalhos para SDs: isento, não será cobrado taxa.

·       TODOS os coordenadores, relatores e autores devem estar regularmente inscritos no ENEGEP.

  

Rio de Janeiro, 12 de junho de 2012

Comissão Organizadora do ENEGEP 2012

 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs