Português English Español  
Buscar
Acesso Direto
1 1
     

Sede Administrativa:
Rua Mayrink Veiga, Nº 32
Sala 601 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
BRASIL - CEP: 20.090-050
Tel: (21) 2263-0501
secretaria@abepro.org.br



Horário de atendimento da Secretaria
Segunda-feira à Sexta-feira
09hs às 16hs

Referências curriculares da Engenharia de Produção

Este documento foi elaborado pela Comissão de Diretrizes Curriculares da ABEPRO, cumprindo resolução da Sessão Plenária Final do IX ENCEP, realizado entre os dias 28 e 30 de maio de 2003, no Centro Universitário da FEI em São Bernardo do Campo - SP.
Trata-se de uma complementação revisada aos documentos tirados nos ENCEP's de Itajubá - MG e de Rezende - RJ.

O núcleo de conteúdos profissionalizantes dos cursos de EP, conforme previsto na Resolução CNE/CES 11/02 (Diretrizes Curriculares), deve ser organizado de forma a contemplar um sub-conjunto coerente desse elenco de sub-áreas.
Os Cursos de EP que optarem pela formação específica em EP (isto é, a EP "pura" ou "plena") deverão compor os conteúdos de formação específica a partir de extensões e aprofundamentos de um sub-conjunto coerente de conteúdos previstos nesse elenco de sub-áreas, cabendo ao seu respectivo Projeto Político-Pedagógico a definição do foco a ser dado a cada sub-área.
Os Cursos de EP que optarem pela formação associada a conteúdos advindos de outras modalidades de engenharia (isto é, seguirem o modelo com habilitações específicas noutras modalidades) deverão  compor os conteúdos de formação específica a partir de um sub-conjunto coerente de conteúdos previstos nesse elenco de sub-áreas, mesclados com outros conteúdos profissionalizantes oriundos das demais modalidades de engenharia.
Em ambos os casos, porém, os conteúdos profissionalizantes de caráter geral de engenharia (isto é, os contituintes de 15%, aproximadamente, da carga horária do curso, conforme a Resolução CNE/CES 11/02) corresponderão a conteúdos gerais coerentes com o perfil de formação desejado para os egressos do curso.
Sugere-se que a sub-área 10 (Educação em Engenharia de Produção) deva ser contemplada no currículo a partir de disciplinas como "Introdução à Engenharia de Produção" e com as atividades de integração curricular e complementares (Ex.: Iniciação Científica; Monitorias; participação em eventos da EP; etc.).

Referência de Carga Horária e Tempo de Duração dos  Cursos

 A referência da carga horária de 3600 (três mil e seiscentas) horas de atividades voltadas preponderantemente para o processo de ensino-aprendizagem, cumpridas num tempo nunca inferior a 4 (quatro) anos, entendendo esses valores como mínimos e, assim mesmo, em condições de excepcionalidade, parece ser a mais coerente.
A duração de cursos de Engenharia de Produção, entretanto, ainda deve ser recomendada à base de 5 (cinco) anos, visando o pleno atendimento aos requisitos da formação nessa modalidade, e que possam atender adequadamente às demandas atuais e futuras da sociedade.


Santa Bárbara d'Oeste, 18 de julho de 2003.

Comissão de Diretrizes Curriculares da ABEPRO

 

Voltar

1 Encontre cursos de Engenharia de Produção em todo o Brasil.

http://emec.mec.gov.br
Cadastre-se e receba nosso
boletim informativo.

Nome:
E-mail:
Enviar
Este espaço é destinado para que docentes realizem uma troca de experiências e materiais didáticos. Clique aqui para contribuir.
Todos os direitos reservados © 2014 - ABEPRO Programação: Núcleo de Programação ABEPRO - Webdesign: DUCOM DESIGN
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs