Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep


ENEGEP2023_TN_ST_401_1971_45487

ORDENAÇÃO DE CONTRIBUINTES PESSOAS JURÍDICAS PARA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA: APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP COM LINGUAGEM R PARA UM GRANDE VOLUME DE DADOS


ÁREA: 03. PESQUISA OPERACIONAL

SUBÁREA: 03.3. Processos Decisórios

RESUMO:
A evasão fiscal no Brasil é uma prática adotada por milhares de empresas causando enormes prejuízos de arrecadação aos cofres públicos federal e estadual. Verifica-se então a importância da criação de mecanismos cada vez mais eficazes, principalmente com o uso da tecnologia da informação, a fim de minimizar os efeitos da evasão fiscal, com vistas a uma maior promoção de justiça social. Por sua vez, o crescente aumento do número de empresas abertas, aliado ao crescimento expressivo na emissão de documentos e livros fiscais eletrônicos, e em contrapartida a uma limitação no quadro de auditores fiscais dos Estados e Distrito Federal, traz à tona a necessidade de maior precisão, menores custos e rapidez nos processos de seleção e priorização das empresas a serem fiscalizadas, envolvendo a escolha de critérios adequados e bem definidos, utilizando-se de tecnologias cada vez mais modernas para processamento e cruzamento de dados e informações. A pesquisa utiliza como percurso metodológico a busca de publicações relevantes sobre o tema, estudo referencial teórico para o entendimento da pesquisa, descrição do funcionamento do atual processo organizacional de planejamento fiscal e estudos de métodos multicritérios de apoio à tomada de decisão. A pesquisa teve por objetivo propor uma metodologia para seleção e priorização das empresas a serem fiscalizadas no Distrito Federal, utilizando a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) baseada em critérios e variáveis de comportamento tributário do contribuinte, visando uma maior agilidade e assertividade nas auditorias realizadas. O método proposto apresentou como diferencial permitir utlizar o AHP de forma massiva para mais de seis mil empresas (alternativas), utilizando código desenvolvido em linguagem "R", que possibilitou calcular um escore individual por empresa, que foi ranqueado, do maior para o menor, para seleção e priorização de inclusão em auditoria fiscal.

PALAVRAS-CHAVE:
evasão fiscal; auditoria fiscal; conformidade fiscal; planejamento fiscal; tomada de decisão; metodologia ahp; linguagem r.



DOI: 10.14488/enegep2023_tn_st_401_1971_45487
AUTORES:

ANDRE LUIZ AGUIAR DUPIN
SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO DISTRITO FEDERAL

LUIZA BETH NUNES ALONSO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASILEIRA

EVANDRO MANZANO DOS SANTOS
SECRETARIA DE FAZENDA DO DISTRITO FEDERAL

RUMENICK PEREIRA DA SILVA
STAT4SCI DESENVOLVIMENTO E CONSULTORIA LTDA

MARCOS DOS SANTOS
SEÇÃO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO






ISSN ENEGEP: 23183349 / ISSN ICIEOM: 23178000


2018 ABEPRO - Todos os direitos reservados
Os artigos se tornam de uso público desde que resguardado o direito autoral.
Quando usado ou reproduzido, a fonte deve ser devidamente mencionada e os autores referenciados.

Rua Mayrink Veiga, Nº 32, Sala 601 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, BRASIL - CEP: 20.090-050
Tel: 21 2263-0501 / 12 3207-5889 / E-Mail: secretaria@abepro.org.br