ÁREA: 04. ENGENHARIA DA QUALIDADE
SUBÁREA: 04.1. Gestão de Sistemas da Qualidade
RESUMO:
O artigo buscou demonstrar como um SGQ poderá ser implantado, usando-se um novo modelo capaz de quebrar as barreiras que acontecem nos modelos tradicionais. Este modelo vem facilitar a implementação de um SGQ, principalmente para pequenas e médias empresas. A implantação de um sistema da qualidade pressupõe mudanças no comportamento, no gerenciamento e nas rotinas de trabalho. Esses três pontos são vistos como pilares para o sucesso de um sistema da qualidade. O problema que aflige os gestores nos três níveis das organizações (estratégico/tático e operacional) demonstra como esses pilares serão trabalhados durante o processo já que o nível de resistência cresce durante a implantação. O modelo proposto encaminha uma sequência de implementação desses pilares, assim como a forma de implantação que visa reduzir as resistências que se transformam em barreiras, durante o processo. O novo modelo está dividido em duas fases: a primeira, composta de mudanças gerenciais e capacitação/motivação dos colaboradores; e a segunda, a verificação e mudanças das rotinas, sendo baseadas em planejamento, escrituração e implantação dos processos de trabalho. A metodologia usada foi um estudo de caso com pesquisa de campo com os gestores e colaboradores de seis empresas em três regiões do país, sendo observados o gerenciamento, resistência e o tempo de implementação. Os resultados evidenciaram a diminuição do tempo de implantação e a eliminação/minimização das barreiras que estão presentes nos modelos antigos, sendo comprovada a eficácia quando da implantação do novo modelo proposto.
PALAVRAS-CHAVE: gestão da qualidade. barreiras. implantação. sistemas.
DOI:
10.14488/enegep2019_tn_sto_293_1655_37338