Abaixo segue a descrição de cada mini curso, incluindo os facilitadores, seus currículos e ementa proposta.
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Dia 13 de outubro de 2010
MINI CURSO 1 (MC 1)
Planejamento e Programação Avançados da Produção usando softwares APS
Prof. Dr. Rodolfo Florence Teixeira Junior (UNESP - Bauru)
Possui graduação em Engenharia Química e Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua em Engenharia de Produção principalmente nas áreas de Planejamento e Controle da Produção e Pesquisa Operacional, com ênfase em Sistemas de Planejamento e Programação Avançados da Produção (APS - Advanced Planning and Scheduling). Têm realizado pesquisas e projetos envolvendo a aplicação de sistemas APS em indústrias, com publicações em congressos e periódicos nacionais e internacionais reconhecidos na área. Realizou o projeto e desenvolvimento do sistema Plannion APS.
Objetivo: O Planejamento e Programação Avançados da Produção visa otimizar o uso de todos os recursos de produção disponíveis, incluindo materiais, mão-de-obra, instalações e transporte. Para isto, são consideradas conjuntamente todas as características e restrições que atuam na empresa, considerando capacidade finita dos recursos e calendário real de trabalho, para elaborar uma programação minuto-a-minuto de todas as operações de produção. A complexidade envolvida com este tipo de planejamento exige o uso expressivo de métodos computacionais de otimização por meio de sistemas de apoio, sendo conhecidos como softwares APS (Advanced Planning and Scheduling). Os softwares APS permitem ainda realizar o controle on-line da produção, permitindo responder rapidamente às variabilidades do ambiente produtivo por meio de re-programações e alterações na programação gerada. Este minicurso tem o objetivo de apresentar uma visão do processo de elaboração do planejamento e programação avançados da produção usando o software Plannion APS.
Conteúdo Programático: Introdução ao Planejamento e Programação Avançados; Softwares APS: Principais características; Lean Manufacturing e Softwares APS; Plannion APS: Visão geral; Plannion APS: Aspectos avançados; Case 1: Aplicação do Plannion APS para elaborar o planejamento e programação da produção em uma indústria; Case 2: Aplicação do Plannion APS para otimizar o planejamento e programação da produção em uma indústria que atende contra-pedido; Case 3: Aplicação do Plannion APS para otimizar o planejamento e programação da produção em uma Célula Flexível de Manufatura; Case 4: Aplicação do Plannion APS para realizar o controle em tempo real da produção em uma indústria.
MINI CURSO 2 (MC 2)
Sistemas de Embalagem
Prof. Dr. Antonio Cabral (INSTITUTO MAUÁ)
Engenheiro de Alimentos - UNICAMP; Mestrado - Food Science / Food Packaging - RUTGERS - The State University of New Jersey; Lato Sensu - Marketing - FGV - São Paulo; Doutorado - Engenharia de Produção - Escola Politécnica USP; Experiência profissional: CETEA - Centro de Tecnologia de Embalagem: 1975 / 1984; Refinações de Milho, Brasil: 1984 / 1985; Copersucar - União: 1985 / 1987; Bunge Foods: 1987 / 1999; Refinações de Milho, Brasil (Best Foods): 1999 / 2001; Unilever: 2001 / 2004; Escola de Engenharia Mauá - desde 1989: Coordenador e professor do curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagem - Mauá; Coordenador e professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Mauá.
Ementa:
Embalagem: conceitos básicos, tipos e materiais utilizados;
Visão sistêmica da embalagem;
Projeto de Sistema Embalagem.
MINI CURSO 3 (MC 3)
Metodologia da Pesquisa em Engenharia de Produção
Prof. Dr. Paulo A. Cauchick Miguel (UFSC) e Prof. Dr. Roberto A. Martins (UFSCar)
Roberto Antonio Martins possui graduação em Engenharia de Produção-Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado nível II da Universidade Federal de São Carlos lotado no Departamento de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Medição de Desempenho e Gestão da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: medição de desempenho, indicadores de desempenho, sistemas de medição de desempenho, melhoria contínua, gestão da qualidade e ISO 9001.
Paulo Augusto Cauchick Miguel possui Livre Docência em Engenharia de Produção (USP, 2006), Pós-doutorado em Gestão da Qualidade (Malcolm Baldrige National Quality Award, NIST - National Institute of Standards and Technology, EUA, 2004), PhD em Manufacturing Engineering (The University of Birmingham, Inglaterra, 1996), Mestrado em Engenharia Mecânica (UNICAMP, 1992), Especialização em Processos de Fabricação/Automação da Manufatura (UNIMEP, 1989) e Graduação em Engenharia de Produção Mecânica (UNIMEP, 1986). Teve atuação industrial na área de Planejamento de Processos em empresas do setor automotivo e de máquinas-ferramenta (1985-1990). Atua em Engenharia de Produção, com ênfase nas áreas de Desenvolvimento de Produtos & Gestão e Engenharia da Qualidade. Desde 2010 é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ementa:
Visão da pesquisa;
Abordagens qualitativa e quantitativa;
O processo de pesquisa;
Abordagens metodológicas típicas da engenharia de produção.
MINI CURSO 4 (MC 4)
Métodos e técnicas computacionais gráficas aplicadas ao projeto de situações produtivas
Prof. MSc. Daniel Braatz (UFSCar)
Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. Graduado e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar. Doutorando em Engenharia de Produção com a pesquisa: Uso de Ambientes de Simulação e Cenários Evolutivos no Projeto de Situações Produtivas na Indústria de Refino de Petróleo. Experiência em projetos desenvolvidos em parcerias com Petrobras, Embraer, Johnson&Johnson, ECT/Correios, Faber-Castell, Citrosuco, entre outros.
Ementa:
Introdução ao Projeto de Situações Produtivas;
Ferramentas CAD (2D e 3D);
Simulação de Sistemas; Modelagem e Simulação Humana;
Realidade Virtual e Realidade Aumentada;
Captura de Movimentos;
"Engines" de Jogos Eletrônicos.
MINI CURSO 5 (MC 5)
Introdução à Simulação com o ARENA
José Alexandre Sereno Quintáns (Paragon)
Consultor Paragon - Especialista em Simulação - 4 anos de experiência no desenvolvimento de projetos no setor de Papel e Celulose, Mineração, Portos e Ferrovias.
Professor Paragon com mais de 200 alunos treinados no Brasil.
Ementa:
O que é simulação;
Entrada de Dados;
Médias e Variação;
Modelagem;
Análise de Resultados;
Cases Paragon.
Dia 14 de outubro de 2010
MINI CURSO 6 (MC 6)
Curso Básico de Simulação com o PROMODEL
Marcelo Koiti Fugihara (Belge)
Marcelo Koiti Fugihara, Engenheiro de Produção pelaUFSCAR, Green Belt 6 Sigma pelo INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial, 10 anos de experiência nas áreas de engenharia industrial, estatística, logística e projetos de simulação. Gerente de projetos e consultor especialistada Belge Engenharia, atuando em diversos projetos de simulação em grandesempresas como VALE, Gerdau, Unilever, Coca-Cola, CSN, Votorantim, ArcelorMittal, Cummins, Braskem, dentre outros.
Objetivos: Familiarizar o aluno nos conceitos de modelagem, simulação e otimização deprocessos produtivos e logísticos; Introduzir o uso do ProModel na simulação de atividades de manufatura e logística.
Ementa:
· Introdução à simulação
metodologia / etapas de um projeto de simulação
pontos-chave para um projeto de simulação bem sucedido
· Técnicas de modelagem / simulação
criação dos elementos básicos: locais / entidades / processos / chegadas
elementos auxiliares de modelagem: variáveis / atributos / etc.
construtor de lógicas / linguagem de programação
aspectos gráficos: importação de desenhos CAD / editor gráfico
· Aspectos estatísticos
software para ajuste de curvas / tratamento dos dados de entrada
replicações / resultados / intervalos de confiança
· Análise dos resultados
Interpretaçãodos relatórios e gráficos gerados
MINI CURSO 7 (MC 7)
Gestão de Projetos de Sustentabilidade
Luís César de Moura Menezes, MSc, PMP
Diretor de Projetos da Síntese Consultoria e Gestão de Negócios Ltda. Consultor e Coordenador de Projetos em Planejamento Empresarial e Administração Industrial com atuação nas empresas: Dinsmore Associates, Boucinhas & Campos Consultores, Brasilconsult, Camanho & Consultores Associados e Mercado Planejamento. Empresas já atendidas com seus serviços de consultoria: Multibrás, COMGÁS, Petrobrás, CPM, Computer Associates, Camargo Corrêa, Promon, Sabesp, Dersa, Cia Siderúrgica de Tubarão-CST, Nitrofértil, Copene, Nitrocarbono, CESP, Organizações Pena Branca, Grupo Martins, Scopus, Citibank, Syngenta, Método Engenharia, Grupo Locatel, São Paulo Alpargatas, Rhodia, SKF, CPOS-Cia. Paulista de Obras e Serviços, BM&FBovespa, Anglo American, Itaú-Unibanco, Grupo Abril, Cargill, CPqD, CPFL, Duke Energy, Iqara-British Gas, CAF Corporación Andina de Fomento, ZF do Brasil. Ex-Diretor Superintendente da Tecno-Parts Ind. e Com.de Auto Peças Ltda. Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos USP. Mestre em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ - COPPE/UFRJ. Master in Project Management pela George Washington University. Professor no Insper (ex-Ibmec São Paulo). Atuou como professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos DEP/UFSCAR. Atuou como professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - DEP/EPUSP. Professor em cursos de extensão em Administração Industrial da Fundação Carlos Alberto Vanzolini da USP, responsável pelas disciplinas: Administração de Projetos e Planejamento, Programação e Controle de Atividades e Operações. Fundador do Curso de Especialização em Gestão de Projetos da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
Professor em cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas-FGV
Professor no MBA em Marketing e RH da Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - FIA/FEA/USP
Responsável pela publicação de artigos nas áreas de Organização do Trabalho Industrial, Controle da Qualidade, Higiene e Segurança do Trabalho, Administração de Projetos e Implantação da Automatização Industrial
Autor do Livro "Gestão de Projetos" - Editora Atlas- S.Paulo - 2001
Co-autor dos livros "Gerenciamento do Escopo em Projetos" - Editora FGV - Rio de Janeiro - 2007 e "Projetos Brasileiros: Casos Reais de Gerenciamento" - Ed.Brasport - Rio de Janeiro - 2007
Articulista em Gestão do Jornal Comércio e Indústria de São Paulo
Membro do PMI - Project Management Institute
Certificado como PMP - Project Management Professional pelo PMI - USA
Ementa:
Geração de Projetos
Características de Projetos
Projetos de Sustentabilidade
Diferenças fundamentais
Um caso prático
MINI CURSO 8 (MC 8)
Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)
Eng. Diego de Carvalho Moretti (NORTEGUBISIAN)
Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e formado pela mesma instituição. É especialista nas áreas de Gestão da Qualidade, Logística e Lean Organization. Tem atuado em diversos projetos pela Nortegubisian Consultoria e Treinamento.
Ementa:
1. Metodologia de Análise e Solução de Problemas - conceitos principais;
2. Fases do MASP: Definição do Problema, Coleta de dados, Ações de Contenção, Análise de Causa Raiz, Plano de Ação, Implantação e Monitoramento de Resultados;
3. Exemplos de Aplicação de MASP;
4. Comparação: MASP / 8D / Ciclo PDCA e DMAIC;
5. Exercícios Práticos para exemplificação dos conceitos principais.
MINI CURSO 9 (MC 9)
Gerenciamento ágil de projetos: aplicações em produtos inovadores
Daniel Capaldo Amaral (EESC-USP-São Carlos)
Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP), em 2002, e Mestre e Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP, responsável pelas disciplinas de Gerenciamento de Projetos, oferecidas aos alunos das diversas modalidades de engenharia. Ministra também a disciplina Processo de Desenvolvimento de Produtos. Co-autor do livro Gestão de Desenvolvimento de Produto, autor de vinte artigos publicados em periódicos científicos de renome e mais de 100 comunicações nos principais congressos científicos: ENEGEP, PMI, IPMA, Design Society, e CBGDP. Coordena o Grupo de Engenharia Integrada, que desenvolve pesquisas sobre a aplicação de gerenciamento ágil de projetos em empresas de base tecnológica. Atua em gerenciamento de desenvolvimento de produtos desde 1995. Foi consultor para melhoria do PDP em empresas de classe mundial, desenvolveu protótipos de sistemas computacionais para engenharia colaborativa, estudos de implantações de sistemas de informação no PDP e propostas de métodos e ferramentas para o ensino de desenvolvimento de produto.
Objetivos:
Apresentar a teoria do Gerenciamento Ágil de Projetos e discutir a sua aplicação para projetos de desenvolvimento de produtos inovadores, envolvendo hardware e/ou software. Ementa. Definição de Gerenciamento Ágil de Projetos. Os desafios para a gestão de projetos de produtos inovadores. Diferenças entre o gerenciamento de projetos tradicional e o gerenciamento ágil. Métodos para gerenciamento da visão. Métodos para planejamento e controle iterativo. Avanços no gerenciamento ágil de projetos e experiências de sua aplicação no processo de desenvolvimento de produtos manufaturados.
Bibliografia:
AMARAL, D. C. ; CONFORTO, E. Applying agile project management approach in NPD process: the case of a small technology-based enterprise. In: INTERNATIONAL PRODUCT DEVELOPMENT MANAGEMENT CONFERENCE, 16., 2009. Proceedings.Nederlands: European Institute for Advanced Studies in Management, 2009.
BENASSI, J.L.G..; AMARAL, D. C. Avaliação de métodos de apoio à criação da visão do produto no enfoque ágil de gestão de projetos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2007a. 1 CD.
CARDOSO, M.M.; CONFORTO, E.C.; AMARAL, D.C. Análise comparativa de indicadores de desempenho para gestão de projetos: indicadores tradicionais versus ágeis. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29., 2009, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2009. 1 CD.
CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C. Evaluating an agile method for planning and controlling innovative projects. In: PMI Global Congress Latin America, 2008, São Paulo. Procedings...São Paulo: PMI Chapter, São Paulo, 2008b.
MINI CURSO 10 (MC 10)
Desdobramento da Estratégia com uma visão da Cadeia de Valor
Fabiano Almeida Negrão (AXIA VALUE CHAIN)
É graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela USP São Carlos. Atualmente está concluindo em 2010 um MBA em Gestão de Negócios pela FIA e também possui as certificações CPIM e CSCP, pela APICS. Trabalha na Axia Value Chain desde Janeiro de 2004, tendo atuado em diversos projetos de transformação da cadeia de valor em clientes do setor alimentício, metal-mecânico, siderurgia, aeroespacial e bens de consumo. Atualmente atua como gerente de projeto na criação de um template global de planejamento (processo e tecnologia) em uma empresa de Siderurgia.
Ementa:
O objetivo do curso é debater o desdobramento da estratégia das organizações considerando uma visão de cadeia. Serão discutidos aspectos relacionados à estruturação de uma proposta de valor alinhada com o comportamento de compra dos clientes, remetendo à uma discussão de qual é a escolha mais coerente dentre os os trade-offs de cadeia existentes, bem como qual o tipo de cultura mais eficiente para a efetiva entrega de valor. Também será explorado uma lógica de alinhamento dinâmico para a gestão da cadeia de forma a permitir que uma mesma empresa possa entregar diferentes propostas de valor para seus diferentes tipos de clientes. Por fim vamos discutir uma estratégia para promover a mudança de uma organização da visão atual para a visão futura de cadeia.
Exercício
Sorteio do Livro
MINI CURSO 13 (MC 13)
A Engenharia e as tendências de Gestão Estratégica associadas aos Sistemas Integrados de Gestão
Prof. Msc Marcelo dos Santos Paula (FEI)
Engenheiro de Segurança do Trabalho e Engenheiro Químico Industrial, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI de São Bernardo do Campo e Mestre em Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie em São Paulo. Experiência profissional desenvolvida na ALCOA ALUMÍNIO S.A. e Consórcio de Alumínio do Maranhão - ALUMAR, na área de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, com ênfase em Processos de Revisão de Novos Projetos com bases em Saúde, Segurança e Meio Ambiente e em Operações de Auditoria em Sistemas de Gestão. Desenvolvimento de Planejamento para a Implantação da OHSAS 18001 e levantamento de Aspectos e Impactos, para o processo de implantação da ISO 14001. Atividades desenvolvidas também na Cia. de Refrigerante Brahma & Skol, como Engenheiro da Qualidade, no desenvolvimento de estratégias, para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. Atualmente atua como Sócio Diretor na MAHST Engenharia e Sistemas de Gestão LTDA., empresa de Assessoria e Consultoria em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Membro do Corpo Docente da Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, unidades de São Bernardo do Campo Graduação e Pos Graduação em Gestão da Qualidade e em São Paulo, onde Coordena o curso de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho e Gerenciamento da Manutenção e na UNIP, também no curso de Pós-Graduação em Engenharia.
Ementa:
Durante o mini curso de Sistemas Integrados de Gestão, iremos abordar como, nas atividades do profissional de engenharia, a visão estratégica de negócios associadas aos Sistemas Integrados de Gestão, pode e deve contribuir para a sustentabilidade das organizações, mantendo as características de produtividade e lucratividade como reultado esperado, valorizando e respeitando o ser humano e o meio ambinete, que determinam a qualidade intrínseca dos resultados das organizações. Dentro destas expectativas abordaremos os seguintes entendimentos:
a) SIG - Sistemas Integrados de Gestão: o que é?;
b) Sistema FEL - Front end Loading;
c) Gestão Estratégica;
d) Confiabildiade dos Sistemas Operacionais.
Dia 15 de outubro de 2010
MINI CURSO 11 (MC 11)
Introdução ao pensamento Lean
João Vitor Sampaio (Lean Institute Brasil)
Engenheirando em Mecânica pela Poli-USP. Participa da difusão do lean como instrutor do Lean Institute Brasil, criando materiais que auxiliam na compreensão da filosofia lean e melhoram a eficiência de processos. Trabalha com as ferramentas Lean desde 2008. Atualmente aplica as ferramentas Lean em empresas do setor de refrigeração e de iluminação.
Ementa:
Procura-se identificar valor sob a ótica do cliente final, alinhar, na melhor sequência, as etapas necessárias que criam valor, realizar essas etapas de maneira contínua e sempre que alguém as solicita, de maneira cada vez mais eficaz. Esta atividade procura proporcionar o entendimento básico dos princípios lean através da experimentação. A simulação de uma fábrica é utilizada como laboratório para transformação lean.
MINI CURSO 12 (MC 12)
Como Ser Dono do Seu tempo
Christian Folz e Dr. Sérgio Pripas (Faber-Castell)
Christian Folz, engenheiro mecânico pela EESC - USP; aluno visitante em design industrial na Universität Gesamthochschule em Essen, Alemanha; MBA em Gestão Competitiva pela USP; PMP pelo Project Management Institut, EUA, no período de 2002 a 2005; Gestão da Inovação pela FGV 2007; co-autor do livro "10 Cases do design brasileiro" da editora Edgar Blucher (2010); coordenador sênior de projetos de produtos na Faber-Castell em São Carlos / SP. Sergio Pripas, médico pela UNIFESP, título de especialista em Clínica Médica, Pneumologia e Saúde Pública, especialização na Universidade de Londres e organizador / co-autor do livro "Cronos Ensandecido"., Editora EDUFSCar (2009).
Proposta: Ser dono do seu tempo significa administrar os objetivos que queremos alcançar no tempo adequado. Exercitar isto resulta numa clara conscientização sobre quão precioso é o nosso tempo e num imediato despertar para a necessidade de priorizar nossas atividades. Com isso temos um cotidiano com menor exposição ao stress e ganho de foco naquilo que faz a diferença. Aumenta a sensação de dever cumprido e diminui a percepção de culpa por atrasos-isso é ganho real de bem estar e qualidade de vida.
Ementa: esse workshop se propõe, em forma de exercícios e trabalhos em grupo, a preparar e municiar os participantes de ferramentas para que possam identificar e selecionar suas prioridades, planejar essas prioridades no âmbito das 24 horas do dia e, ao longo do tempo, controlá-las para identificar desvios. Aprofunda a compreensão das causas das super-agendas e traz uma perspectiva de trabalho com tempo adequado para cada atividade. Neste workshop são abordadas perguntas do tipo: como lidar com a agenda do dia-a-dia sem frustrações? Como diferenciar o que é urgente do que é importante? Quais os benefícios da prática do uso de agenda?
MINI CURSO 14 (MC 14)
TPM - Manutenção Produtiva Total: maximizando a utilização dos ativos na organização
Prof. Dr. José Ricardo Scareli Carrijo (Tilibra)
Administrador e Economista, Especialista em TPM formado pelo JIPM - Japan, Institute Plant of Maintenance no Chile, Especialista em Gestão Empresarial pela ITE-FGV RJ, Mestrado em Administração de Empresas pela UNIMEP - Piracicaba e Doutor em Engenharia de Produção pela UNIMEP - Santa Barbara D'Oeste; Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da ITE - Bauru. Foi Diretor da Faculdade entre 2002 e 2009 e também atua como Avaliador Institucional e de Cursos do MEC/INEP. Leciona em Programas de Especialização na ITE, UNESP, FIO e IAT. Possui vivência internacional de aplicação de programas de TPM na Europa, Àsia, America Latina e Estados Unidos. É Gerente de Qualidade, Produtividade e Meio Ambiente da Tilibra - Produtos de Papelaria em Bauru - SP onde coordena o Programa de MPT.
Ementa:
· Origens do TPM
· O TPM no Brasil e no mundo
· Conceitos básicos de utilização de TPM para maximização de usos dos ativos
empresariais
· Pilares básicos do TPM
· Pilares de Manutenção Autonoma / Manutenção Planejada / Educação e
Treinamento / Segurança-Higiene e Meio Ambiente
· Pilares de Controle Inicial / Qualidade / Melhorias Especificas / TPM
Office
· Métricas utilizadas para o TPM
· Ferramentas do TPM (Cap Do / SMED / A 3)
· Adaptações culturais necessárias a implementação do TPM
· O estado da arte do TPM no século XXI
MINI CURSO 15 (MC 15)
Six Sigma
Nelson Carvalho Maestrelli (NORTEGUBISIAN)
Engenheiro Mecânico pela EESC / USP / S. Carlos. Mestre em Engenharia de Fabricação - EESC / USP / S. Carlos. Doutorando em Engenharia de Fabricação - DEF/FEM - UNICAMP. Professor Universitário desde 1988. Cursos de graduação e pós-graduação na UNICAMP e UNIMEP. Cerca de 110 artigos publicados em revistas, periódicos e congressos no Brasil e Exterior. Atua nas áreas Lean Organization, Organização, Sistemas e Métodos, Planejamento e Projeto de Sistemas Produtivos, Seis Sigma e outras. Consultor de Empresas desde 1994 e sócio da Nortegubisian Consultoria e Treinamento desde 2005.
Ementa:
1. Definição de processos, mudanças e melhorias em processos;
2. Conceito de variação e causas de variação em processos;
3. Métricas e Metas Principais do SIX SIGMA;
4. Caracterização de projetos SIX SIGMA: ferramentas de apoio e método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control);
5. Exemplos de projetos e resultados principais;
6. Dificuldades e benefícios da utilização de SIX SIGMA.