MC 1 - Simulação de Eventos Discretos - Conceitos Básicos e Aplicações
Prof. Dr. João José de Assis Rangel - UFF
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho - UGF (1991), mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (1994) e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (1998). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e da Universidade Candido Mendes (UCAM). Tem experiência na área de Ciência dos Materiais e Pesquisa Operacional, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional e síntese de diamantes. É referee do Periódico: Revista Produção Online.
Ementa:
1. Aspectos fundamentais de simulação;
2. Modelagem e simulação de sistemas discretos e contínuos;
3. Ambientes de simulação (ou "pacotes" de simulação);
4. Desenvolvimento de um modelo de simulação em ARENA.
MC 2 - Seis Sigma
Prof. Msc. Abel Jesus - UFBA
Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica (1970); Mestrado Profissional em Administração pela Escola de Administração (2000) e cursa atualmente o Doutorado em Engenharia Industrial no Programa de Engenharia Industrial - PEI, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. A experiência profissional contempla 36 anos de Gerência na Indústria siderúrgica, e metalúrgica em projetos e manutenção, contemplando atualmente "expertise" de mais de 15 anos como Coordenador de implantação de Gestão da Qualidade, atuando principalmente nas metodologias Seis Sigma, GQT/TQM, Gerenciamento da Rotina, Gerenciamento das Melhorias, Padronização, Benchmarking, 5S, Clima Organizacional, Avaliação da Gestão e Resultados Financeiros, Prêmio Nacional da Qualidade. É Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, desde 1973, atuando nas disciplinas Gestão da Qualidade na Engenharia, Engenharia de Produto, Técnicas de Manutenção Industrial, Sistemas Térmicos, Projetos Mecânicos, Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC. Atualmente desenvolve a tese de doutorado "Um Seis Sigma adaptado à realidade Brasileira", tendo apresentado em 02 de junho de 2009 o trabalho "Ten Years of TQM and Five Years of Six Sigma Program in a Metallurgical Copper Plant." em Belgrado, no "Fifth International Working Conference TQM - Advanced and Inteligent Approches".
Ementa:
A Gestão pela Qualidade Total;
Origem do Seis Sigma; O que é; Aplicações;
Empresas que utilizam; Vantagens e desvantagens.
Objetivos: Desenvolver conhecimentos que possibilitem aos ouvintes absorção do que é o Seis Sigma e suas aplicações.
MC 3 - CRM - Explorando o Gerenciamento de Relacionamento com Clientes
Guilherme Baruch
Bacharel em Processamento de Dados pela UFBA, especialista em Administração pela UNIFACS e em Marketing pela FTE. Atua a 9 anos exclusivamente com CRM em empresas como o Jornal A Tarde, Perini, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, etc.
Ementa:
Contextualização e Histórico. Conceitos gerais sobre marketing de relacionamento. Metodologia IDIP. Ferramentas de marketing de relacionamento. Segmentação de clientes. Programas de Recompensa. e-CRM. Estudos de casos.
MC 4 - Projetando com o SolidWorks
Prof. Ricardo Oliveira - FANESE
Nível Superior: Projetista Industrial - UFPB
Especialista: Tecnologia Educacional.
Gestão de Marketing e Vendas.
Gerenciamento de Projetos.
Atividade Profissional: Professor da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE desde o ano de 2000 no Curso de Engenharia de Produção, onde leciona as disciplinas de Desenho Técnico para Engenharia e Projeto de Produto.
Ementa:
- Ambiente do software.
- Intenção de projeto.
- Criar sketchs.
- Utilizar ferramentas de sketch.
- Aplicar técnicas de dimensionamento.
- Criar features.
- Usar a técnica de sólidos com múltiplos corpos.
- Criar padrões de repetição de features.
- Calcular propriedades físicas de uma peça.
- Realizar análise de esforço.
MC 5 - Gestão de Carreira
Maria Célia Cruz Urpia - ABRH-BA
Assistente Social, Conferencista, Terapeuta Humanística, Instrutora e Consultora em Desenvolvimento Humano, Facilitadora de Programas de Treinamento e Desenvolvimento nas Áreas Técnica e Comportamental, Livre-Docente em Cursos de Pós-graduação nas áreas de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional, Coordenadora de Grupos Operativos, Master Practitioner e Coach em Programação Neurolinguística - PNL, Formação em Análise Transacional, Gestão da Qualidade Total e Trabalho em Grupos Numa Visão Multirreferencial, Formação em Terapia Organizacional em Curso. Diretora Técnica da ABRH-Ba e Voluntária da ONG CreSER.
Ementa:
Novos conceitos necessários e adequados ao acelerado, contínuo e imprevisível processo de inovação, mudanças e seus impactos no cenário atual. Possibilitar uma visão ampla de natureza multifacetada dos diferentes conceitos básicos nascidos do aprendizado de "como fazer as coisas acontecerem na minha carreira". Apresentar à luz de novos paradigmas a liderança sistêmica (o SER multidimensional) capaz de promover mudanças de que tanto dependem as organizações. Desenvolver nos participantes sensibilidade e conhecimentos adequados à sua aplicabilidade na vida pessoal e profissional.
MC 6 - Curso Básico de Simulação com PROMODEL
Michel d'Audenhove
Michel d'Audenhove: engenheiro pela Escola Politécnica da USP (1979) com 29 anos de experiência profissional gerenciando atividades de engenharia e informática em diversas empresas, e mais especificamente no uso de tecnologia de simulação desde plataformas mais antigas (linguagem GPSS e Fortran) até ferramentas de última geração (ProModel) em várias empresas, tais como: Vallourec & Mannesmann, AmBev, Gerdau, ArcelorMittal, Vale, Petrobras, CST, Braskem, Libra, Michelin, Shell, etc.).
Ementa:
Objetivos:
-> Familiarizar o aluno nos conceitos de modelagem, simulação e otimização de processos produtivos e logísticos;
-> Introduzir o uso do ProModel na simulação de atividades de manufatura e logística.
Ementa:
-> Introdução à simulação
- metodologia / etapas de um projeto de simulação
- pontos-chave para um projeto de simulação bem sucedido
-> Técnicas de modelagem / simulação
- criação dos elementos básicos: locais / entidades / processos / chegadas
- elementos auxiliares de modelagem: variáveis / atributos / etc.
- construtor de lógicas / linguagem de programação
- aspectos gráficos: importação de desenhos CAD / editor gráfico
-> Aspectos estatísticos
- software para ajuste de curvas / tratamento dos dados de entrada
- replicações / resultados / intervalos de confiança
-> Análise dos resultados
- Interpretação dos relatórios e gráficos gerados
MC 7 - Gestão do Conhecimento e Gerência de Projetos na Gestão do Processo de Negócios
Fernando Jefferson - SBGC/RJ
Engenheiro e Mestre em Ciência da Computação pela PUC/RJ. Tem MBA em Marketing pelo IAG/PUC e MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, onde recebeu o "Prêmio FGV de Excelência - Gerência de Projetos - 2005". Foi um dos fundadores da indústria de redes no Brasil. Apresentou palestras nos principais congressos brasileiros e publicou artigos em revistas e jornais especializados. É autor do livro "Redes Locais nas Empresas" (Editora Campus) e co-autor do livro "Projetos Brasileiros - Casos Reais de Gerenciamento", de Paul Dinsmore (Editora Brasport). Atualmente é responsável por projetos de implantação de ferramentas de CRM, Gerência de Projetos Gestão do Conhecimento e Gestão do Processo de Negócio em organizações de variados portes e segmentos de mercado. É Diretor da SBGC/RJ - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, onde coordena a área de Médias e Pequenas Empresas do Projeto Agenda Brasil Conhecimento e professor convidado do MBA de Gerência de Projetos da FGV - Fundação Getúlio Vargas.
Ementa:
Neste mini-curso será visto como as técnicas de Gestão do Conhecimento e Gerência de Projetos poderão ser aplicadas em todas as áreas de uma organização, de forma a não apenas modernizar os processos operacionais e controles corporativos, aumentando a produtividade e competitividade, mas criar e manter a memória organizacional, preservando o capital intelectual envolvido no processo de negócio e facilitando a operação das empresas. Será visto também como tudo isto poderá ser feito de uma forma distribuída e virtualizada, utilizando-se as mais modernas ferramentas de gestão via web como, por exemplo, a web-conference.
MC 8 - Planejamento e Gestão de Empresas
Prof. Dr. Anselmo Alves Bandeira - UFBA
Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001), mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997), autor de várias publicações, entre elas o livro Avaliação de Desempenho: uma Abordagem Estratégica em Busca da Proatividade, da Qualitymark, em 2007, além de participações em eventos na área.
Atualmente, é Professor Doutor Concursado em Engenharia de Produção no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em indicadores de desempenho direcionados para estratégia empresarial, produtividade, qualidade, análise de custos, logística empresarial, gestão de operações e sistemas de informações gerenciais. Ocupa a função de avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior do INEP/MEC.
Entre outras funções, ocupou cargos de gestão em organizações, como na Construtora Norberto Odebrecht, em coordenações de curso de graduação em Engenharia de Produção, bem como ensino e orientações em programas de graduação, de mestrado e de doutorado, como na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal da Bahia. É revisor de revistas conceituadas como a RAE-FGV e a RAUSP.
Ementa:
- Abordar a Qualidade e Produtividade na Manufatura e em Serviços;
- Conceituar o TQM, QFD, SPC, custos da Qualidade, ERP, destacando suas componentes, bem como as ferramentas da Qualidade, da Produtividade e suas aplicações em Empresas;
- Apresentar as relações da cadeia de suprimentos e a avaliação de desempenho;
- Apresentar os conceitos e as técnicas pertinentes às Redes CPM e PERT;
- Evidenciar as implicações do Planejamento Mestre de Produção, da Manutenção Produtiva Total, da relação custo-volume-lucro versus nível de serviço;
- Prospectar as fronteiras de trade-offs;
- Discutir a Teoria da Aplicação do Capital;
- Equacionar Lucro/Investimento Total ou Produtividade Global.
- Contextualizar os procedimentos de modelagem da Produção e otimização.
Assim, atendo a sua recomendação de "fazer bolo", dentro dos contextos dos livros que tenho publicado.
MC 9 - Fundamentos de Gerenciamento de Projetos na Nova versão do PMBok
Franklin Lira - PMI
Pendente de informações adicionais.
MC 10 - Inovação e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
Prof. Dr. Jefferson Caponero - UNIVERSO
Possui Graduação em Formação Pedagógica Para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005), graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Engenharia de Materiais e Ambiental pela Universidade de São Paulo (1999), Doutorado em Engenharia de Materiais e Ambiental pela Universidade de São Paulo e pela Northeastern University (2002) e dois Pós-Doutorados em Controle da Poluição e Gestão do Conhecimento Ambiental por projetos vinculados ao Centro de Integração de Tecnologia do Paraná, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (2004 e 2007). Vencedor do 6º Prêmio FIEB de Desenvolvimento Sustentável - Categoria Produção mais Limpa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (2005). 2º Lugar no Prêmio Bahia Ambiental - Empresa Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (2005). Vencedor do prêmio de Reconhecimento Técnico da Vöest-Alpine & Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais ABM (2002). Nomeado ao Prêmio de Reconhecimento Técnico da Vöest-Alpine & Associação Brasileira de Metalúrgia e Materiais ABM (2001). Atualmente é Diretor Regional da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, avaliador de Instituições de Ensino Superior e de Cursos de Graduação do Ministério da Educação (INEP), Consultor Ad-Hoc da The Americam Society Of Mechanical Engineers, Consultor Ad-Hoc da American Chemical Society; Membro Titular do Conselho Consultivo da RedePetro Bahia, Gestor Regional dos Cursos Tecnológicos da Universidade Salgado de Oliveira, Professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA, antigo Cefet), Professor do Centro Universitário Jorge Amado e Conselheiro Administrativo Titular do Instituto de Energia e Ambiente da Bahia.
Ementa:
1. Histórico da Inovação;
2. Indicadores nacionais e regionais
a. Esforço
b. Resultados
c. Impactos no desempenho
d. Fontes de informação
e. Redes de cooperação
3. Mudança do Clima
a. Caracterização Estratégica
b. Levantamentos Realizados
c. Mecanismos de Minoração
i. Científicos
ii. Econômicos
iii. Tecnológicos
iv. Diplomáticos
4. Medidas para a Promoção do Desenvolvimento & Aproveitamento de Oportunidades em MDL
a. Investimentos em MDL
b. Áreas de Maior Potencial
i. Eficiência Energética
ii. Combustíveis Renováveis
iii. Geração de Eletricidade
iv. Resíduos
v. Florestas e Reflorestamento
MC 11 - Formação de Gestores Ambientais
Prof. Astério R. P. Neto - UNIJORGE
Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1998), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Especialização em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade Gama Filho (2006). Atualmente é Doutorando em Química Analítica Ambiental na Universidade Federal da Bahia e Coordenador do curso de Eng. Ambiental do Centro Universitário Jorge Amado. Tem experiência na área de Química e na área de Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, sedimentos, carbonato, metais, lipídios, hidrocarbonetos e água.
Ementa:
Breve histórico da questão ambiental. Principais problemas ambientais. O desenvolvimento sustentável. Visão sistêmica em gestão ambiental. Elementos essenciais de um sistema de gestão ambiental. Diagnóstico e planejamento estratégico. Gerenciamento ambiental: etapas de um SGA. Perfil desejado de gestores ambientais.
MC 12 - Sustentabilidade e Teoria dos Jogos
Prof. Horácio Nelson Hastenreiter
Graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas pela PUC-RJ, Especialização em Análise de Sistemas pela UFRJ, Mestrado e doutorado em administração pela UFBA. Foi Chefe do Setor de Telecomunicações e Informática dos Dutos e Terminais da Bahia, Sergipe e Alagoas da Petrobras, Analista de Sistemas da Petrobras, Superintendente de Tecnologia para a Competitividade da SECTI e atualmente é professor adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.
Ementa:
Apresenta os conceitos básicos da Teoria dos Jogos (estratégia dominante, dominada, equilíbrio de Nash, dilema dos prisioneiros, entre outros), contextualizados através de exemplos relacionados à sustentabilidade.
1. Conceitos Básicos de Teoria dos Jogos
- Estratégias dominante e dominada
- Equilíbrio de Nash
- Dilema dos Prisioneiros
- Jogos de Soma Zero
2. A Teoria dos Jogos aplicada às questões de sustentabilidade
- Fixação da função objetivo
- Estratégias de curto e longo prazo.
MC 13 - Confiabilidade Humana
Salvador Ávila Filho
Engenheiro Químico UFBA
Mestre Tecnologias Limpas UFBA
Consultor Organizacional UCSAL
Psicanalista e Especialista em Psicanálise - Faculdade Redentor
Professor de UFBA/ FTC /AREA1
Instrutor da Universidade Petrobrás/ UNBS - Confiabilidade Humana
Pesquisador em Confiabilidade Humana TRANSPETRO
Pesquisador em Tecnologias Limpas: FAFENBA - UFBA/TECLIM
Doutorando em Engenharia Química UFRJ
Experiência como Engenheiro e Gerente de Fábrica
Ementa:
Introdução a Confiabilidade Humana
Modelos de Análise da CH
Processamento Cognitivo e Influência dos Ambientes
Análise da Tarefa
Classificação dos Erros Humanos e Ações sobre o Ambiente e Pessoas
MC 14 - Gestão financeira de PROJETOS
Prof° Ruben H. Gutierrez
Engenheiro Industrial - UNT Trujillo/Perú (1983); Mestre COPPE/ UFRJ (1990) ênfase em Projetos, Gestão e Avaliação; Doutor COPPE/ UFRJ (1993) ênfase Cenários Setoriais e Estratégias Competitivas. Atualmente é Professor Associado II da UFF -Fluminense. Tem mais de 12 anos de ampla experiência em multinacionais (mercado aberto) em diversas áreas da Gestão de Produção, Logística, Custos e Finanças; e nas áreas de Estratégias de Negócios, desempenho empresarial, gestão de projetos, multicritério analisis, marketing estratégico e estratégias e cenários. Foi analista Financeiro de Projetos e Investimentos em instituições privadas e públicas inclusive de importação e exportação. Foi Diretor e executivo em ONG´s voltadas para o Desenvolvimento Regional /Comunitário e também em ONG´s envolvidas com Educação Integral, Saúde e Família. Liderou programas de Otimização de Seqüências em Plantas de Laminado (chapas) de Aço usando PCP e OSM. Liderou projeto de Otimização de Cargas metálicas para Fornos Elétricos usando PL (fábrica de aços).. Co-liderou projeto de reaproveitamento de "Lingoteiras" (fábrica de aços). Co-liderou projeto de implantação de MRP (1982), B.O.M. (Lista de Materiais) e Tecnologias de Grupo. Participou de programas de Informatização da Logística Estoques (1983) em Mineradora (5 armazéns com 85.000 itens cada). Participou no projeto de Informatização da Logística Compras. Participou em projeto de Manutenção e Logística de frotas de locomotivas e vagões. Participou em projetos de Manutenção e Logística de frotas de caminhões mineradores e frotas de executivos (5.000 veículos), entre outros. Participou no Planejamento, desenho, testes e programação em BASIC 2, COBOL E RPG-II de Sistemas e subsistemas logísticos e de manutenção. Programou, também, um sistema de PL em FORTAN IV (fábrica de aços) e PL_1.
Ementa:
1. INTRODUÇÃO. CONTEXTO EM PROJETOS;
2. GESTÃO DE CUSTOS EM PROJETOS;
3. AVALIAÇÃO FINANCEIRA DE PROJETOS;
4. VALOR AGRAGADO EM PROJETOS.
MC 15 - Logística e Supply Chain
Rodrigo Lang (VISAGIO)
Engenheiro de Produção/UFRJ, sócio-diretor do IEG, possui vasta experiência em projetos e pesquisas de inteligência de mercado em Logística e Supply Chain, com ênfase em gestão do transporte rodoviário de cargas, gestão estratégica de custos e infra-estrutura. Atualmente é coordenador do programa de Treinamento em Logística e Supply Chain do IEG.
Ementa:
Pendente