Principais questões que são objeto do SINAES na avaliação:
Identificar potencialidades
Avaliação positiva e não punitiva
Processo de avaliação à meta avaliação
Identificar disparidades e procurar resolver os problemas através de políticas públicas.
Eventos como o ENCEP são fundamentais para isso.
Assessores e participantes em Comissões ENADE, - 4 de públicas e 3 de particulares escolhidos pro currículos pesando participação em Coordenações e Pró Reitorias ou atividades relacionadas com a graduação.
Seleção e treinamento de avaliadores INEP (Yara) - feito por sistema mecânico obedecendo ao princípio republicano
Palestrante 02: Profa Márcia Brito
ENADE - parte do SINAES à Metáfora (IES, Edifício - Curso, Apartamento e Morador Estudante)
ENADE:
Objetivos:
analisar a trajetória do aluno desde a entrada até a sua saída
Avaliando o aluno no 1º ano e no último, pode-se verificar o quanto o aluno agregou de conhecimento - ver Avaliação Dinâmica do Potencial de Domínio de Área (SDPDA) à
SDPDA é o conjunto de avaliações e atividades desenvolvidas ao longo do curso.
Instrumentos do SDPDA: ENEM, ENADE na entrada e ENADE na saída
Habilidade verbal e habilidade temática - na engenharia habilidade matemática (de modelar)
Foco atual: conjunto de AI, AE, ACG e ENADE é pequena parte (20%)
Participantes do ENADE: amostragem de alunos (curso com poucos alunos, todos entram)
A prova é função das diretrizes curriculares da área.
Prova: 10 questões todos, 10 todas os cursos da área, 15 de cada curso e 5 de ênfase
Foi também apresentado o Relatório do ENADE de 2004
1ª parte: análise descritiva com apresentação de tabelas
2ª parte: simulação de quanto foi agregado de valor nos estudantes
Observações:
Foram apresentados os dados e os resultados sobre os Estudantes participantes do ENADE 2004
Estudantes consideraram as questões discursivas mais difíceis
Aumento da presença feminina na Engenharia
Fase de perguntas:
Brasil: para se igualar % a Argentina tem que triplicar o número de estudantes.
Sobre o tema, apenas duas dissertações de mestrado - 1 boa e outra razoável
Horas de estudo fora de sala - número de horas aulas
Mudança do tipo de provas - cobra raciocínio, visão sistêmica, etc. enquanto escola continua tradicional
TARDE:
Palestrante 03: Prof Gilberto Cunha
Apresentou um estudo geral sobre o ENADE 2005, especialmente sobre as provas e o que elas cobraram em termos de habilidades e competências
Apresentação:
principais conceitos (habilidades e competências)
conceitos específicos da Engenharia
distribuição de cursos de Engenharia em 8 grupos
grupo VII como especial
grupo VIII com diretrizes diferentes
distribuição das questões nos diversos grupos
habilidades e competências a serem examinadas
conteúdos relacionados contidos na legislação
a elaboração das provas (dificuldades, definições, etc)
o que há de essencial no ENADE em termos de necessidades de mudanças
Habilidades - características psicológicas individuais; têm natureza sócio-histórica e podem ser desenvolvidas em interação com o meio; são características mentais referentes ao sensorial, ao cognitivo e à ação motora
Componentes: codificar, inferir, mapear, aplicar
Competências - capacidade de realizar tarefas; emergem das habilidades, somadas a experiências adequadas de aprendizado; fruto do esforço do indivíduo
A formação das competências tem origem no desenvolvimento das habilidades
Avaliação dos cursos já levam em conta os resultados do ENADE