A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP de apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional, que objetiva congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que se coadunam com o tema geral do evento.
O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados à Engenharia de Produção, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.
O resultado final desta atividade é publicado na forma de um livro multiautoral cujos capítulos representam a consolidação dos trabalhos apresentados e das discussões ocorridas em cada SD.
QUAL A COMPOSIÇÃO DA SD?
Cada SD é composta por:
·Um Coordenador e um Relator de Instituições distintas;
·Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos na SD;
·Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.
COMO SERÃO DEFINIDAS AS SDS?
A proposta de SD deve ser submetida por um Coordenador e um Relator de Instituições distintas, contendo:
·Título compatível com as áreas da Engenharia de Produção;
·Resumo de 2 a 3 páginas com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados ou conclusões decorrentes da proposta e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;
·Uma listagem de pelo menos 3 pesquisadores que não pertencem à IES do coordenador e do relator, que trabalham com a temática e que contribuiriam com o desenvolvimento da SD.
Dentre as propostas apresentadas, serão escolhidas pela Comissão Organizadora até 6 (seis) para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, e que atendam aos requisitos deste Edital tendo ainda como critérios básicos:
·A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;
·Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;
·As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;
·As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão escolhidas.
Ao elaborar a proposta de tema para SD, deve-se ter em mente o objetivo final que é o de constituir um capítulo de livro que possa efetivamente contribuir para a área escolhida.
QUAL O FORMATO DAS PROPOSTAS DE SDS?
Formato A4 (4 a 5 páginas), margens 2,5 cm, Fonte Arial 11, espaço simples, com Título do trabalho e nome(s) do(s) autor(es) e respectivas filiações e endereços.
Importante: Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Técnicas. Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Técnica e Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.
Leia o Edital das SDs antes de enviar o seu trabalho.
COMO SÃO ESCOLHIDOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CADA SD?
Após aprovada a proposta de SD, é aberta chamada para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser enviados com a mesma formatação da proposta de SD contendo entre 4 e 5 páginas.
Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Técnicas. Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Técnica e Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.
A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.
A sessão só pode ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Uma sessão para se desenvolver deve ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.
COMO FUNCIONA A SD?
Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:
·A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;
·A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.
A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 10 minutos e não devendo ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões técnicas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SD.
O QUE SERÁ PUBLICADO?
O resultado final de cada SD constitui-se em um capítulo de um livro que será editado após o evento. Os resumos dos proponentes e os trabalhos apresentados devem ser articulados de modo a constituírem um capítulo de livro. Esse capítulo é de autoria do Coordenador e do Relator em coautoria com os demais autores dos trabalhos apresentados.
O capítulo, editado no formato livro definido pela Coordenação das SDs é composto por:
·Páginas iniciais: com Titulo, Sumário e Autores;
·Introdução: com objetivos, apresentação, contextualização e a articulação das diversas contribuições;
·Desenvolvimento do capítulo: composto pelos trabalhos aprovados e apresentados na SD re-elaborados de modo a incorporar as contribuições ocorridas na sessão, se adequando ao restante do capítulo;
·Bibliografia: relativa a todos os textos que compuserem o capítulo;
·Relato da SD: composto de um relato sobre o desenvolvimento e as discussões ocorridas na SD, contendo a nominata dos presentes e suas respectivas instituições.
Cada capítulo é constituído por pelo menos 5 autores, quais sejam: o coordenador e o relator e pelo menos mais 3 contribuições de autores distintos.
OBSERVAÇÕES:
Os coordenadores, relatores e autores, deverão assinar documento cedendo os direitos sobre a publicação do livro das SDs para a ABEPRO. Esse documento de sessão de direitos deve ser entregue à ABEPRO até o dia 08 de outubro de 2013.
Assunto do e-mail: Submissão de Trabalhos - Sessões Dirigidas
Até 31 de julho:
Divulgação do resultado dos trabalhos selecionados para serem apresentados em cada SD.
Início da interação dos Coordenadores e Relatores das SDs com os autores dos trabalhos aprovados com vistas à construção dos capítulos do livro.
Até 15 de agosto:
Prazo para coordenadores das SDs enviarem o resumo e os trabalhos aprovados para apresentação nas sessões para a Coordenação Geral das SDs.
Até 31 de agosto:
Prazo para a Coordenação Geral das SDs (ABEPRO) responder aos Coordenadores sobre a adequação de cada SD ao Edital e ao Evento.
Início da interação entre os Coordenadores de cada SD e os autores que tiveram trabalho aprovado com vista à organização do capítulo que será publicado no livro das SDs do ENEGEP
08 de outubro:
Reunião dos coordenadores e relatores das SDs com a Coordenação Geral das SDs no ENEGEP.
08 a 11 de outubro:
ENEGEP: as SDs ocorrerão ao longo da programação do evento. (Programação oficial do ENEGEP ainda será divulgada)
Até 15 de dezembro de 2013:
Os coordenadores devem enviar para a coordenação geral, a 1ª versão dos capítulos das SDs.
Até 31 de janeiro de 2014:
Retorno para os coordenadores dos capítulos para eventuais correções.
01 de março de 2014:
Último dia para os coordenadores enviarem a versão final dos capítulos da SDs. Os capítulos não enviados até esta data não irão compor o livro das SDs do ENEGEP.
Pagamento de taxas
·Inscrição de SD e de trabalhos para SDs: isento, não será cobrado taxa.
·TODOS os coordenadores, relatores e autores devem estar regularmente inscritos no ENEGEP.