XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Joinville, 10 a 13 de outubro de 2017.
SESSÕES DIRIGIDAS
EDITAL DE CHAMADA
O QUE SÃO AS SESSÕES DIRIGIDAS?
A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP para apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional. Essa atividade busca congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que conciliam com a Engenharia de Produção.
O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados à Engenharia de Produção. Sendo esses, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.
O resultado final desta atividade será publicado nos Anais do ENEGEP, como uma sessão própria.
QUAL A COMPOSIÇÃO DA SD?
Cada SD é composta por:
· Um Coordenador e um Relator (provindos de Instituições distintas);
· Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos na SD;
· Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.
COMO SERÃO DEFINIDAS AS SDs?
As SDs seriam definidas com base nas propostas recebidas e avaliadas pelo coordenador da atividade. Cada proposta de SD deve ser submetida por um Coordenador e um Relator, contendo:
· Título compatível com as áreas da Engenharia de Produção;
· Resumo de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados ou conclusões decorrentes da proposta e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;
· Uma listagem de pelo menos 3 (três) pesquisadores, que não pertencem à IES do coordenador e/ou do relator, trabalham com a temática e contribuiriam com o desenvolvimento da SD.
Dentre as propostas apresentadas, serão escolhidas pela Comissão Organizadora até 6 (seis) para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, desde que atendam aos requisitos deste Edital. Os critérios básicos para escolha das SDs são:
· A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;
· Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;
· As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;
· As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão escolhidas.
O Prazo para submissão de propostas é 06/03/2017. As propostas escolhidas serão divulgadas até o dia 10/03/2017. E-mail para envio de propostas: sessoesdirigidas@abepro.org.br
COMO SÃO ESCOLHIDOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CADA SD?
Após aprovada a proposta de SD, é aberta chamada para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser enviados com a mesma formatação da proposta de SD, seguindo o formato dos artigos do ENEGEP.
Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às demais Sessões Temáticas.
Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Temática ou Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.
A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.
A sessão só poderá ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Além disso, deverá ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.
A submissão será feita pelo Acesso Direto, sendo assim, é necessário que todos os autores possuam cadastro no sistema da ABEPRO. Para submeter o artigo para SD será necessário fazer login no sistema da ABEPRO pelo site (www.abepro.org.br ou www.abepro.org.br/sga) e depois clicar em Enviar Artigo. A submissão seguirá o mesmo cronograma de submissão de artigos do evento.
COMO FUNCIONA A SD?
Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:
· A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;
· A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.
A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 10 minutos. Além disso, não deve ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões temáticas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SD.
O QUE SERÁ PUBLICADO?
O resultado final de cada SD será publicado nos Anais do ENEGEP como uma Sessão Dirigida própria.
Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2017.
· TODOS os coordenadores, relatores e autores devem estar regularmente inscritos no ENEGEP 2017.
Calendário
Data
Evento
Até 15 de maio
· Submissão das propostas de SDs:
o E-mail para envio das Propostas:sessoesdirigidas@abepro.org.br;
o Assunto do e-mail: Propostas de Sessões Dirigidas.
Até 23 de maio
· Divulgação das SDs aprovadas
Até 04 de julho· Submissão de trabalhos a serem apresentados nas SDs:
Até 10 de julho
o E-mail para envio das Sessões Dirigidas:sessoesdirigidas@abepro.org.br;
o Assunto do e-mail: Submissão de Trabalhos - Sessões Dirigidas - nome do capítulo ou SD.
Até 15 de julho· Divulgação do resultado dos trabalhos selecionados para serem apresentados em cada SD;
Até 30 de julho
· Início da interação dos Coordenadores e Relatores das SDs com os autores dos trabalhos aprovados com vistas à construção dos capítulos do livro.
· Prazo para coordenadores das SDs enviarem o resumo e os trabalhos aprovados para apresentação nas sessões para a Coordenação Geral das SDs.
Até 27 de julho
Até 20 de agosto
10 a 13 de outubro
· ENEGEP: as SDs ocorrerão em sessões agendadas na programação do evento.
Pagamento de taxas
· Inscrição de SD e de trabalhos para SDs: isento, não será cobrado taxa.
Sessões Dirigidas Aprovadas
Diego Carvalho (CEFET-RJ)
Título
Coordenador
Relator
Logística Urbana: o desafio das megacidades e a chegada dos sistemas ciberfísicos
Daniel de Oliveira Mota (Mauá)
Formação do engenheiro frente às oportunidades emergentes relacionadas à Indústria 4.0: Desafios & Oportunidades
Francisco Ignacio Giocondo Cesar (IFSP)
Ieda Kanashiro Makiya (UNICAMP)
Lean Healthcare - Situação Atual e Perspectivas da Engenharia de Produção
Guilherme Luís Roehe Vaccaro (Unisinos)
Thiago Souza (UMinho)
Rui Lima (UMinho)
Metodologias Ativas, Currículos Integrados e Cursos de Curta Duração: uma forma de conferir aos egressos dos cursos de Engenharia de Produção as novas habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho.
Gil Guimarães (UNICRUZ)
Renato Monaro (UCV)