XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção
João Pessoa, 3 a 6 de outubro de 2016.
SESSÃO ESPECIAL: ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS
O QUE É A SEÇÃO ESPECIAL?
A Sessão Especial (SE) é um espaço do ENEGEP para apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional. Essa atividade busca congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que conciliam com a Engenharia de Produção.
O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados à energia e sustentabilidade. Sendo esses, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.
Considera-se que o setor energético assume papel destacado no atual processo de modernização do Brasil e na consolidação das melhores práticas de gestão sustentável, na medida em que é determinante na garantia da estabilidade do sistema, bem como, com a adoção de fontes alternativas poderá prover vantagens competitivas e a diminuição da pressão sobre o ambiente natural.
O resultado final desta atividade será publicado nos Anais do ENEGEP, como uma sessão própria.
QUAL A COMPOSIÇÃO DA SE?
Cada SE é composta por:
· Um Coordenador e um Relator (provindos de Instituições distintas);
· Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos na SE;
· Demais interessados no tema da SE que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.
COMO SERÃO DEFINIDOS OS TRABALHOS RECEBIDOS PARA A SE?
Cada trabalho de SE deve ser submetido por autores, contendo:
· Título compatível com as áreas de Energia e Sustentabilidade;
· Resumo de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados ou conclusões decorrentes do trabalho e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;
COMO SERÃO ESCOLHIDOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NA SE?
Os trabalhos serão selecionados de acordo com as normas estabelecidas neste edital e em acordo com o tema da sessão. Os trabalhos devem ser enviados com a mesma formatação da proposta de SE, seguindo o formato dos artigos do ENEGEP.
Os trabalhos submetidos à SE são diferentes dos trabalhos submetidos às demais Sessões Temáticas.Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Especial, Sessão Temática ou Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas três Sessões.
A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SE, fica a cargo do Coordenador e do Relator da sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.
COMO FUNCIONA A SE?
A sessão especial, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:
· A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;
· A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SE.
A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 10 minutos. Além disso, não deve ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões temáticas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SE.
O QUE SERÁ PUBLICADO?
O resultado final de cada SE será publicado nos Anais do ENEGEP como uma Sessão Especial própria.
CRONOGRAMA:
SESSÃO ESPECIAL: ENERGIA E |
COORDENADORA: PAULA VARANDAS FERREIRA (UNIVERSIDADE DO MINHO - PORTUGAL) |
|
DETALHE |
|
· Início para submissão de trabalhos. · E-mail para envio de trabalhos: sessõesdirigidas@abepro.org.br. |
10 de agosto |
· Último dia para submissão de trabalhos |
13 de agosto |
· Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados para apresentação |
TRABALHOS APROVADOS:
Nome do Trabalho Autores Elaboração de um filtro oriundo do caroço da manga no tratamento e qualidade da água obtida para consumo humano Ingrid Monique Oliveira Teles - Estácio IESAM Aspectos Conceituais da Avaliação Econômica de Externalidades na Geração de Energia Elétrica no Brasil Rodrigo Augusto da Silva Pimentel (IFRN) Perspectivas dos esforços de inovação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico no setor energético brasileiro Humberto Medrado O impacto ambiental através do HSSE Management System: uma comparação entre a geração energética hidráulica, eólica e solar Marcos Alexandre Nunes d'Albuquerque (UFPB) Sustainability in the Brazilian mining sector: barriers and interventions to overcome Wellington Alves (UMINHO) Aplicação de uma metodologia participativa na análise da sustentabilidade na produção de eletricidade Lunardo de Sena (IFRN) Avaliação de sustentabilidade de linhas de transmissão no Brasil Glaucivan da Cunha (FAMETRO)
Diana Mônica da Silva Furtado - Estácio IESAM
Paula Fernanda Varandas Ferreira (Uminho, Portugal)
Isabel Cristina dos Santos
Patrícia Dias Guerreiro de Campos (UFPB)
Ricardo Moreira da Silva (UFPB)
Cláudio Ruy Portela de Vasconcelos (UFPB)
Paula Ferreira (UMINHO)
Madalena Araújo (UMINHO)
Paula Ferreira (UMINHO)
Paula Ferreira (UMINHO)
Madalena Araújo (UMINHO)