O Workshop Empresarial pretende possibilitar aos participantes o estabelecimento de um elo entre a temática central do evento e problemas específicos da realidade das organizações. Cada workshop é um fórum no qual pesquisadores e outras pessoas de destaque e renome em suas áreas de atuação buscam, de forma conjunta, a discussão das principais questões envolvidas e o encaminhamento de soluções para situações e problemas críticos.
O produto de cada workshop empresarial é, assim, um estudo de caso aplicado à realidade organizacional nacional, que pode interessar a diversas empresas como um direcionamento para o seu processo de tomada de decisão e gerar novas idéias para a exploração científica mais aprofundada no meio acadêmico e empresarial.
Os problemas e assuntos abordados são oriundos de diferentes empresas e ligados à temática central do evento. Estão previstas nesta edição do ENEGEP 5 Workshops Empresariais.
1. Área Temática: Logística
O transporte ferroviário de soja é bastante forte no sul do país. Contudo, não é suficiente, uma vez que o transporte de soja por caminhão ainda é uma realidade. A chegada quase que simultânea de caminhões gera um gargalo nos portos (principalmente Paranaguá e São Francisco do Sul), comumente aparecendo em jornais e revistas. Uma forma de limitar ou criar condições mais favoráveis para o transporte por caminhão é a criação de ZALs (Zonas de Apoio Logístico), grandes estacionamentos para caminhões que aguardariam serem chamados para o descarregamento no terminal do porto. Estas ZALs teriam infra-estrutura suficiente para que os caminhoneiros aguardassem de forma ordenada e sem o impacto de imensas filas nas cidades. Este sistema já está implantado em Santos e uma avaliação das condições de implantação nos portos responsáveis pelo escoamento da produção no Paraná é o objetivo deste Workshop Empresarial.
Empresas: ALL, Dellara, porto de Paranaguá, porto de São Francisco do Sul e demais transportadores e terminais dos portos.
Pesquisadores: Marta Cruz (UFES) - coordenadora; Marco Caldas (UFF); Marcus Vinicius Quintela Cury (IME e FGV/RJ); Eduardo Saliby (COPPEAD).
2. Área Temática: Sustentabilidade
O tema responsabilidade sócio-ambiental tem sido tratado com crescente atenção por empresas de diferentes setores de atividade. As ações de responsabilidade sócio-ambiental possuem um forte impacto na sustentabilidade das empresas - desta forma, a avaliação dessas ações se torna indispensável. O Workshop Empresarial da área temática de sustentabilidade irá buscar discutir como a definição de indicadores qualitativos e quantitativos para a avaliação de projetos na área de responsabilidade sócio-ambiental pode ser realizada, com foco na experiência da Petrobras.
Empresas: Petrobras e empresas envolvidas na cadeia de valor da mesma.
Pesquisadores: Osvaldo Quelhas (UFF/Latec) - coordenador; Fernando Pellon de Miranda (Petrobras/Cenpes); Alexandre Rivas (UFAM); Rogério Valle (UFRJ/Coppe); Gilson Lima (UFF/Latec); José Luiz Santana (UFRJ); Miriam Duailibi (USP e ONG Ecoar); Nelson Cabral de Carvalho (Petrobras/SMS Corporativo); Sérgio França (Accenture e BCS Consultoria). .
Empresas: Petrobras e empresas envolvidas na cadeia de valor da mesma.
Pesquisadores: Osvaldo Quelhas (UFF/Latec) - coordenador; Fernando Pellon de Miranda (Petrobras/Cenpes); Alexandre Rivas (UFAM); Rogério Valle (UFRJ/Coppe); Gilson Lima (UFF/Latec); José Luiz Santana (UFRJ); Nelson Cabral de Carvalho (Petrobras/SMS Corporativo); Cid Alledi (Instituto Ethos).
3. Área Temática: Produto
A motivação deste Workshop Empresarial da área temática de produto é "o desafio do projeto para o ciclo de vida do produto". A partir de uma abordagem do tipo PLM (Product Lifecycle Management), será buscada a discussão das dificuldades de se projetar levando-se em consideração aspectos de produção, distribuição e fornecedores, entre outros. Além disso, quando pertinente, será abordado o papel das diversas ferramentas para as diferentes etapas do ciclo de vida, como as "DFX" (Design For Assembly e Design For Manufacturing, entre outras) e outras questões relevantes, como a questão ambiental.
Empresas: Empresas do setor automobilístico e de sua cadeia de fornecimento e do setor de mobiliário.
Embora as bases para o trabalho padronizado e repetitivo tenham sido construídas desde o início do período da industrialização, pode-se perceber que é comum encontrar-se trabalho repetitivo em muitos postos de trabalho atuais. O trabalho repetitivo tem como conseqüência diversos problemas que podem gerar psicopatologias do trabalho. Algumas patologias são bastante conhecidas, como as dorts. A ergonomia tem apresentado diversas contribuições para a redução da repetitividade, aumento da qualidade de vida e satisfação do trabalhador. A intenção deste Workshop Empresarial é apresentar os conceitos, causas e conseqüências do trabalho repetitivo e a experiência de algumas empresas e pesquisadores em analisar tal questão a partir de experiências de sucesso.
Empresas: empresas de diferentes setores de atividade.
5. Área Temática: Gerenciamento de Processos de Negócios
Os sistemas de gerenciamento de processos de negócios visam facilitar a execução dos processos de negócios nas empresas. Alguns exemplos são, entre outros, os sistemas de Enterprise Resouce Planning (ERP), como SAP R/3; Workflow Management Systems (WFMSs), como Staffware ou Flower; e Customer Relationship Management (CRM), como os sistemas CRM da Oracle, SAP ou Salesforce.com. Nesse contexto, dois problemas são fundamentais. O primeiro é como integrar os diferentes processos de negócios intra-organizacionais e inter-organizacionais. O segundo é como analisar as execuções desses processos de negócios de forma a detectar eventuais pontos de otimização e automaticamente auditar execuções. Nesse sentido, esse workshop mostrará nossas experiências na solução de tais problemas. Para a parte de integração, vamos mostrar as soluções de contrato eletrônico, que determinam como diferentes empresas/departamentos acordam a execução de processos. Para a parte de análise, focaremos nas técnicas de mineração de processos (ou process mining) que fornecem feedbacks sobre diferentes perspectivas (fluxo de atividades, organização, etc) dos processos de negócios.
Empresas: empresas de diferentes setores de atividades.
Pesquisadores: Ana Karla Alves de Medeiros (Eindhoven University of Technology) - coordenadora, Itana Maria de Souza Gimenes (UEM), Maria Beatriz Felgar de Toledo (Unicamp).
6. Área Temática: Qualidade
Atualmente, é indiscutível a importância de medir a qualidade dos produtos e serviços das organizações com o objetivo de se identificar em que atributos o desempenho deixa a desejar e em que atributos se atende ou mesmo se supera as expectativas dos clientes. Evidentemente este tipo de informação é necessário, mas não é suficiente. É preciso agir sobre os atributos em que não se está satisfazendo as expectativas dos clientes e, ao mesmo tempo, dispor de um sistema de acompanhamento do desempenho futuro porque nada garante que um serviço considerado satisfatório por ocasião das medidas realizadas, continue assim ao longo do tempo. A variabilidade é uma característica intrínseca de qualquer produto ou serviço. Cada um dos desempenhos sucessivos poderá ser ligeiramente diferente, devido a uma série de variáveis controláveis e não controláveis. Se estas variações são mínimas, certamente não comprometerão a qualidade do produto ou serviço. Se, no entanto, este processo deixar de apresentar indicadores tão satisfatórios, é preciso agir para diagnosticar, controlar e melhorar o processo. Existe uma série de métodos estatísticos eficazes para a melhoria de produtos e serviços mediante a identificação e redução das falhas existentes. O objetivo deste workshop é exatamente apresentar os principais métodos estatísticos, e algumas aplicações práticas em casos reais, que podem ser aplicados na melhoria de produtos e serviços dos diversos tipos de organizações. Esses métodos, no contexto dos programas de qualidade, são conhecidos como Ferramentas da Qualidade Total, dentre as quais se destacam: Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Histogramas, Análise ABC (ou Gráfico de Pareto), Diagramas de Fluxo de Processos, Gráficos de Controle, dentre outras.
Empresas: empresas de diferentes setores de atividades.
Pesquisadores: José Rodrigues de Farias Filho (UFF) e Romeu Silva Neto (CEFET-Campos).
7. Gestão de Processos de negócios
A Área Temática: Empreendedorismo e Inovação
O desenvolvimento econômico social está intimamente associado à capacidade da própria sociedade criar desequilíbrios. Os principais agentes deste processo são os empreendedores que utilizam como mecanismo a inovação. Assim, o propósito deste workshop é apresentar casos de inovação nas indústrias e sua análise sob a ótica da teoria da inovação e do empreendedorismo, com a participação de pesquisadores, empreendedores e intra-empreendedores.
Empresas: empresas de diferentes setores de atividades. Pesquisadores: Álvaro Guilherme Roja Lezana (UFSC).